Logo Pagbenk Seu dinheiro rende mais
Topo

Japan Display aposta alto em telas para painéis de carros

Pavel Alpeyev e Yuki Furukawa

04/07/2018 12h59

(Bloomberg) -- Telas completamente digitais estão substituindo velocímetros e mostradores nos veículos e a líder do setor, a Japan Display Inc. (JDI), está otimista com o aumento das vendas para fabricantes de automóveis do mundo inteiro.

A maioria dos modelos novos tem um painel central de informações para mapas, entretenimento e outras funções, mas as fabricantes também estão substituindo o painel de controle em frente ao motorista por uma tela plana. Veja o interior do mais recente BMW ou Mercedes-Benz, há muitas chances de que a Japan Display tenha fabricado o painel.

A substituição dos conjuntos de instrumentos por telas é um desafio, pois elas precisam ser mais confiáveis e resistir às oscilações de temperatura, ao mesmo tempo em que fornecem informações importantes para o motorista. Isso também as torna mais caras e permite que as fornecedoras de telas exijam margens mais altas, por isso são um empreendimento atraente. A Japan Display, maior fornecedora mundial de painéis para carros, aposta que com a transição para os veículos elétricos as telas serão o principal argumento de venda para qualquer carro, já que os motoristas prestam mais atenção à estética do interior dos automóveis do que ao que está debaixo do capô.

"Antigamente tudo se resumia ao motor -- quantos cilindros, quantos cavalos de potência, o barulho --, mas com os veículos elétricos isso acabou", disse Holder Gerkens, que dirige os negócios automotivos da JDI, em entrevista. "Como criar atração? É possível fazer muita coisa com telas."

O painel digital também oferece vantagens para os motoristas porque, por exemplo, permite alterar o estilo e a quantidade de informações exibidas para diferentes modos de condução, deixando os mapas mais visíveis quando necessário. Por enquanto, eles são usados principalmente em carros de luxo fabricados pela Audi, Mercedes-Benz e algumas fabricantes de supercarros.

As operações automotivas da JDI geraram 100 bilhões de ienes (US$ 900 milhões) em receita no último ano fiscal, cerca de 14 por cento do total. A companhia estima que as vendas crescerão 40 por cento até março de 2020. A JDI, que já fornece para cerca de 30 por cento do mercado europeu de carros, está se expandindo nos EUA, no Japão e na China, disse Gerkens. Essa poderia ser uma boa notícia para os investidores, que viram as ações da empresa caírem 32 por cento no ano passado.

A fabricante japonesa controlava 19 por cento do mercado global de telas automotivas, de US$ 6,7 bilhões, no ano passado, de acordo com a IHS Markit. A LG Display ficou em segundo lugar, com 14 por cento.

"É uma combinação de alta variedade e baixo volume, mas o setor automotivo poderia oferecer margens maiores", disse Damian Thong, analista do Macquarie Group. "A capacidade de fazer isso de maneira eficaz será um teste crucial."

A desaceleração global das vendas de smartphones, que representam cerca de 80 por cento da receita, também estão por trás da tentativa da JDI de aumentar as vendas de automóveis. Além disso, a Apple, maior cliente da empresa, está migrando para as telas de última geração de diodo emissor de luz orgânico, que a JDI não produz em grandes quantidades. A Samsung Electronics e a LG Display fornecem a maioria das telas OLED do mundo.

--Com a colaboração de Jason Clenfield.

Repórteres da matéria original: Pavel Alpeyev em Tóquio, palpeyev@bloomberg.net;Yuki Furukawa em Tóquio, yfurukawa13@bloomberg.net