Logo Pagbenk Seu dinheiro rende mais
Topo

Site de moda do Japão aposta em marca privada e scanner corporal

Lisa Du, Maiko Takahashi e Pavel Alpeyev

04/07/2018 12h39

(Bloomberg) -- A maior empresa de comércio eletrônico do Japão acredita ter descoberto o segredo da venda de roupas pela internet: um macacão que serve para tomar medidas e sua própria linha de roupas.

A Start Today, que administra um site de compras no Japão chamado Zozotown, popular entre os consumidores mais jovens, lançou camisetas, jeans e ternos sob medida de sua própria marca porque pretende aprofundar-se nas vendas de roupa pela internet. As roupas serão vendidas a clientes usando um aplicativo e um macacão de escaneamento corporal desenvolvidos pela empresa, que mudará de nome para Zozo a partir de outubro.

A venda de roupas pela internet tem sido um grande desafio para os varejistas, porque é difícil avaliar tamanhos, cores e aparência na web. Os vendedores costumam oferecer devoluções gratuitas para estimular as compras, mas isso também aumenta os custos e pode afastar clientes. O bilionário fundador da Start Today, Yusaku Maezawa, aposta que a estratégia de oferecer roupas feitas sob medida contribuirá para a expansão internacional e quintuplicará o valor de mercado da companhia na próxima década.

"Todas as pessoas do planeta podem se identificar com a preocupação com o tamanho das roupas", disse Maezawa, de 42 anos, em entrevista. "Quando analisamos o exterior, não encontramos nenhuma empresa que oferecesse roupas de baixo custo que vistam bem. Existia uma necessidade disso."

A Amazon.com, que vem fazendo uma incursão agressiva pela venda de roupas pela internet, comprou no ano passado a Body Labs, uma startup de escaneamento 3D que possibilita que as pessoas criem um avatar digital para experimentar roupas virtuais. Em resposta ao anúncio de que a Start Today venderá ternos e camisas sociais de sua própria marca masculina - oferecidos com desconto a 24.800 ienes (US$ 225) por tempo limitado -, as ações da Aoyama Trading e Aoki Holdings caíram na terça-feira.

O caimento perfeito da nova linha de roupas da Start Today depende do Zozosuit, um macacão de bolinha que possibilita que os usuários meçam suas proporções com a câmera de um smartphone. Inicialmente, as vendas começaram com camisetas e calças jeans, depois a empresa acrescentou ternos masculinos ao catálogo. A companhia também anunciou que o serviço e a marca privada estariam disponíveis em 72 países, incluindo EUA, até o final de julho.

"Se conseguir construir uma plataforma bem-sucedida para a venda de roupas com base nos dados de medidas corporais, a companhia pode se tornar enorme", disse Akira Iwasaki, analista da Iwai Cosmo Securities em Tóquio que tem uma classificação de compra para a Start Today.

O plano de crescimento é uma grande aposta para uma empresa que obtém cerca de 90 por cento de suas vendas fornecendo um mercado para roupas de outras marcas. Maezawa disse que a Start Today está analisando possíveis aquisições que poderiam melhorar sua tecnologia de medição e sua capacidade de produção. Embora a Rakuten seja frequentemente vista como pioneira do comércio eletrônico nacional no Japão, a Start Today é maior, com um valor de mercado 25 por cento superior, 1,3 trilhão de ienes.

Repórteres da matéria original: Lisa Du em Nova York, ldu31@bloomberg.net;Maiko Takahashi em Tóquio, mtakahashi61@bloomberg.net;Pavel Alpeyev em Tóquio, palpeyev@bloomberg.net