Sem tarifas, SUVs de BMW e Mercedes rodarão livremente pelos EUA
(Bloomberg) -- Existe um grande problema na manobra cogitada pelo embaixador dos EUA na Alemanha como forma de resolver um dos maiores pesadelos comerciais de Donald Trump: os veículos da Chevrolet e da Ford não inundarão a Europa tão cedo, nem mesmo se as tarifas despencarem.
A perspectiva de os EUA e a União Europeia buscarem uma eliminação bilateral das tarifas automotivas fez as ações das fabricantes de veículos alemãs subirem nesta semana. É fácil perceber o motivo analisando os rankings de vendas de ambos os lados do Atlântico: os modelos da BMW e da Mercedes-Benz, pertencente à Daimler, são dominantes entre os veículos transportados de um lado para o outro.
Cinco dos seis principais veículos que serão transportados de fábricas de automóveis dos EUA e comprados em países da UE neste ano serão modelos alemães, incluindo SUVs BMW X3 fabricados na Carolina do Sul e SUVs Mercedes GLE montados no Alabama, segundo a LMC Automotive.
Os modelos produzidos nos EUA pelas três grandes de Detroit -- General Motors, Ford Motor e Fiat Chrysler Automobiles -- devem continuar sendo raros de ver nas ruas europeias. Entre os modelos de empresas americanas montados nos EUA, o mais vendido deste ano provavelmente será o sedã Tesla Model S, segundo projeções da LMC.
A fabricante ítalo-americana Fiat Chrysler tem um dos modelos europeus importados pelos EUA de maior venda: o SUV Jeep Renegade. Mas esta lista também é dominada pela BMW, Daimler e Volkswagen. Nove dos 15 veículos mais vendidos nos EUA importados da UE neste ano sairão das linhas de montagem alemãs das empresas, projeta a LMC.
A situação pode representar uma pedra no sapato para Trump, que no mês passado ameaçou aplicar tarifa de 20 por cento a automóveis importados da UE. Os EUA cobram tarifa de 2,5 por cento para carros e de 25 por cento para picapes e vans de entrega. As taxas da UE estão em 10 por cento.
O presidente dos EUA disse que as tarifas zero são, de fato, seu objetivo final, mas mencionou um grande entrave para viabilizar essa solução: as empresas terão que produzir mais carros nos EUA.
"O que realmente acontecerá é que não haverá impostos", disse Trump à Fox News, no domingo. "Sabe por quê? Eles fabricarão os carros deles nos EUA. Fabricarão aqui."
Os investidores otimistas por evitar as tarifas "precisam ter muito cuidado", escreveu Max Warburton, analista da Sanford C. Bernstein, em nota a clientes, na sexta-feira. Se eles estiverem errados e as tarifas forem implementadas, elas afetarão fortemente os lucros das fabricantes de veículos europeias.
"Está claro que os alemães precisarão se reorganizar, se dispersar e localizar a produção", disse.
--Com a colaboração de Ryan Beene.
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