IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Amazon se prepara para vender cereal e bacalhau no Prime Day

Spencer Soper e Craig Giammona

10/07/2018 15h23

(Bloomberg) -- A Amazon.com mostrou que pode usar o burburinho em torno de suas pechinchas para vender muitos dispositivos em um dia qualquer do mês de julho. Neste ano, ela espera que o entusiasmo com o Prime Day faça com que os compradores mudem sua forma de comprar alimentos.

O quarto Prime Day anual da Amazon - 36 horas de vendas a partir de 16 de julho - será o primeiro depois que a empresa adquiriu a Whole Foods Market por US$ 13,7 bilhões. A Amazon oferecerá morango, peito de frango e filé de bacalhau com desconto para atrair pessoas para suas lojas físicas e também pretende incitá-las a experimentar a entrega de alimentos.

O sucesso da Amazon será medido pelo número de pessoas que mudarem de rotina por causa da promoção e adquirirem novos hábitos. A Amazon tem tido dificuldades para penetrar no mercado de alimentos, de US$ 800 bilhões, porque muitos consumidores vão semanalmente a supermercados e lojas de grande porte dirigidos por nomes como Kroger e Walmart. Além disso, os varejistas intensificaram suas próprias ofertas digitais, inclusive com a opção de comprar pela internet e buscar na loja, que combina a facilidade do comercio eletrônico com a gratificação instantânea de uma visita rápida ao mercado próximo.

"É improvável que a Amazon consiga roubar algum cliente dos supermercados, mas talvez possa ficar com uma parte dos gastos", disse Jennifer Bartashus, analista de varejo da Bloomberg Intelligence. "O cliente típico da Kroger não vai mudar muito seus padrões de compra por ser membro do Prime. Mudar esses hábitos leva muito tempo."

A Amazon registrou US$ 2 bilhões em vendas de alimentos em 2017, que representam 18 por cento do mercado on-line nos EUA, segundo estimativas da One Click Retail. É apenas uma pequena fração do gasto total em alimentos, mas a Amazon já mostrou com livros e produtos eletrônicos que os hábitos podem mudar rapidamente. As vendas on-line de supermercado chegarão a US$ 100 bilhões já em 2022, e 70 por cento das famílias vão fazer mercado pela internet, de acordo com o Food Marketing Institute e a Nielsen.

Após passar 10 anos tentando vender alimentos frescos pela internet, a Amazon concluiu que a maioria dos consumidores mais exigentes quer inspecionar pessoalmente as verduras e a carne antes de comprar. Por isso, a empresa está oferecendo aos membros do Prime US$ 10 para gastar on-line no Prime Day se eles comprarem um mínimo de US$ 10 em alimentos em uma loja da Whole Foods de 11 a 17 de julho. Os consumidores que usam Prime Pantry, um serviço por assinatura para fazer mercado de grande volume, podem ganhar uma caixa de Honey Nut Cheerios por uma oferta conjunta para o Prime Day da Amazon e da General Mills.

As promoções mostram como a Amazon está encorajando os consumidores a fazer duas listas de compras diferentes: ir ao mercado para comprar carne e alimentos frescos; evitar a viagem na hora de comprar cereal, café e sabão em pó, que não precisam ser conferidos no momento da compra.

"Eles querem que as pessoas percebam quantas coisas da cozinha podem ser compradas sem precisar ir ao mercado", disse Paco Underhill, fundador da empresa de pesquisa comportamental Envirosell. "A Amazon quer treinar as pessoas para fazer compras de um jeito diferente. O Prime Day é uma oportunidade de apresentara elas essa nova forma de comprar."

Repórteres da matéria original: Spencer Soper em Seattle, ssoper@bloomberg.net;Craig Giammona em Nova York, cgiammona@bloomberg.net