Apple mantém estratégia antiga para vender iPhones na Índia
(Bloomberg) -- Às vezes parece que a estratégia da Apple na Índia congelou há exatos três anos.
O segundo modelo da Apple "projetado na Califórnia, montado na Índia" está chegando às lojas do mercado de smartphones de mais rápido crescimento do mundo. É o antigo iPhone 6S, modelo originalmente lançado em 2015.
A Índia vem aumentado constantemente os impostos aplicados às importações de smartphones para estimular a fabricação local, pressionando marcas globais a fabricarem produtos no país da Ásia Meridional. Como resultado, a Apple começou a montar o iPhone SE em uma instalação da Wistron em Bangalore no ano passado. Apesar de os iPhones mais antigos serem vendidos a US$ 375, o valor continua fora do alcance da maioria dos consumidores indianos. Mesmo assim, esses modelos antigos servem de ponto de entrada para clientes aspirantes da Apple, oferecendo um caminho para a empresa com sede em Cupertino, Califórnia, construir alguma fidelidade precoce.
Um representante da Apple na Índia não respondeu imediatamente a um pedido de comentário.
Nesta semana, o primeiro-ministro Narendra Modi conseguiu uma pequena vitória para seu programa "Make in India" quando a Samsung Electronics abriu as portas da maior fábrica de smartphones do mundo, perto de Nova Délhi. A instalação produzirá modelos baratos e também seu principal telefone, o S9. Xiaomi, OnePlus, Oppo e Vivo estabeleceram instalações de montagem e de pesquisa e desenvolvimento na Índia atraídas por um mercado que deverá chegar a 810 milhões de smartphones até 2021, segundo a Ericsson.
"A Apple não está levando a Índia a sério, certamente não parece ser um mercado prioritário", disse Neil Shah, diretor de pesquisa da Counterpoint Research em Mumbai, acrescentando que a fabricante de celulares ainda detém cerca de 2 por cento de participação de mercado. "Os volumes de vendas são de cerca de 200.000 iPhones por trimestre", disse Shah. "A menos que esse total suba para pelo menos um milhão de iPhones, a Apple prestará uma atenção superficial ao mercado."
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