IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Sondas de petróleo reduzem iluminação pelo bem da astronomia

Alex Nussbaum

10/07/2018 11h48

(Bloomberg) -- As exploradoras de petróleo do Texas estão reduzindo as luzes no processo de explosão do xisto -- pelo bem da astronomia.

As exploradoras de petróleo do campo de maior atividade da América do Norte fecharam acordo para diminuir a poluição luminosa de sondas de 46 metros de altura que as empresas estão usando para encontrar o petróleo na remota região oeste do Texas, onde está localizado o Observatório McDonald, administrado pela Universidade do Texas.

O esforço voluntário estabeleceu formas de as petroleiras reduzirem o brilho em direção ao céu e lançarem mais luz em direção ao solo, de acordo com comunicado conjunto do observatório, da Associação de Petróleo e Gás do Texas e da Associação de Petróleo da Bacia de Permian, na segunda-feira.

Construído no topo do Monte Locke e do Monte Fowlkes, nas Montanhas Davis, nos EUA, o observatório tem aproveitado alguns dos céus noturnos mais escuros da parte continental do país desde a década de 1930, segundo seu website. A condição tem sido desafiada pela revolução do xisto, que estimulou a perfuração a níveis recorde, o que fez com que o McDonald trabalhasse nos últimos dois anos com as exploradoras de petróleo desenvolvendo novas diretrizes para a iluminação.

O objetivo é proteger a escuridão noturna, que é "vital para a pesquisa do universo realizada no McDonald", disse Taft Armandroff, diretor do observatório. Mas a escuridão também é boa para o setor de petróleo: o aumento da luz lançada para baixo nos ambientes de trabalho, e não para o céu, aumentará a segurança e reduzirá os custos de energia, segundo o comunicado.

A campanha foi apoiada por uma doação da empresa de exploração Apache, afirmaram os grupos.