IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Projeto solar de US$ 1 bilhão pode ajudar a abastecer Las Vegas

Brian Eckhouse

16/07/2018 15h42

(Bloomberg) -- Um projeto solar de US$ 1 bilhão perto de Las Vegas pode ajudar a abastecer a cidade e outras partes dos estados americanos de Nevada, Califórnia e Arizona já em 2020.

O projeto solar proposto, chamado Gemini, seria um dos maiores da região oeste dos EUA e ficaria em cerca de 17.800 hectares de terras federais localizadas a cerca de 40 quilômetros a nordeste do centro de Las Vegas, segundo comunicado divulgado nesta segunda-feira pela incorporadora Quinbrook Infrastructure Partners. A empresa planeja instalar 690 megawatts de energia solar e até 200 megawatts de baterias.

As baterias são um elemento fundamental do projeto. Os projetos de armazenamento solar são capazes de fornecer energia depois do sol se pôr. Essa possibilidade ganhou importância especial na região oeste dos EUA. Com a queda dos custos das baterias, os compradores de eletricidade da Califórnia estão procurando cada vez mais energia solar combinada com baterias.

"Na Califórnia, duvido sinceramente que alguém construiria um projeto solar sem baterias", disse Jeff Hunter, diretor-gerente da Quinbrook, em entrevista.

A Quinbrook, cuja sede americana fica em Houston, anunciou que a análise ambiental do projeto deve ser concluída no ano que vem e que a construção deve começar no terceiro trimestre de 2019. A Arevia Power supervisionará o desenvolvimento final e a construção, e o custo final será definido pelo tamanho do componente bateria no projeto, disse Hunter.

A Quinbrook começou a buscar contratos para a venda da produção do projeto, que consiste em duas fases. A distribuição de energia da unidade pode começar já em 2020.

O Gemini faz parte de uma série de grandes projetos de energia solar dos EUA propostos recentemente, em parte para obter incentivos governamentais antes de começarem a diminuir, disse Hugh Bromley, analista da Bloomberg NEF em Nova York.