Tesla estuda financiamento chinês para fábrica de US$ 5 bilhões
(Bloomberg) -- Sob cerco dos investidores por queimar dinheiro para ampliar a produção, a Tesla recorrerá à China para financiar ao menos parte do custo de construção de sua primeira fábrica no mercado automotivo de mais rápido crescimento no mundo.
A pioneira dos carros elétricos estuda levantar com parceiros locais parte dos US$ 5 bilhões que pretende investir em uma fábrica perto de Xangai, segundo uma pessoa a par dos planos, que pediu para não ser identificada porque o assunto é privado. O CEO Elon Musk fechou acordo preliminar para a construção da fábrica no mês passado. Poucos dias antes, a retaliação da China aos aumentos de tarifas impostos pelo presidente dos EUA, Donald Trump, aumentou o custo de exportação de carros fabricados nos EUA.
Os parceiros de financiamento chineses podem permitir que a Tesla -- que ainda não gera lucros -- compartilhe o peso financeiro de concretizar um plano de expansão ambicioso que inclui a construção de uma fábrica também na Europa. Embora os analistas digam que a empresa com sede na Califórnia precisará levantar capital para tirar os planos do papel, até o momento a Tesla insiste que não será necessário. A fabricante de veículos contava com apenas US$ 2,7 bilhões em caixa no fim do primeiro trimestre e vem investindo bilhões de dólares para acelerar a produção do sedã Model 3.
A fabricante de veículos não respondeu a e-mail com pedido de confirmação dos planos relacionados à China e uma porta-voz da Tesla no país não retornou as ligações.
As ações da Tesla acumulam queda de 4,2 por cento no ano até terça-feira, o que atribui um valor de mercado de US$ 50,6 bilhões à empresa.
Para a Tesla, passou a ser fundamental garantir uma fábrica na China quando o país impôs uma tarifa adicional de 25 por cento às importações de carros fabricados nos EUA em resposta às taxas aplicadas por Trump a US$ 34 bilhões em produtos chineses. A China é o maior mercado de carros elétricos do mundo e o segundo maior mercado da Tesla, atrás apenas dos EUA. A Tesla espera começar a produzir o Model 3 na nova fábrica chinesa em 2020, disse a pessoa informada sobre os planos.
A ambição da China de decuplicar as vendas anuais de veículos de nova energia até 2025 incentivou centenas de fabricantes de automóveis a produzir carros elétricos no país. Respaldadas por investimentos de governos locais, empreendedores do setor de tecnologia e empresas de capital de risco, as startups de veículos elétricos chinesas tentam dominar o mercado antes que a Tesla aumente sua presença.
A Tesla não forneceu detalhes sobre o custo da fábrica quando anunciou o acordo preliminar com o governo de Xangai, no mês passado.
Apesar do plano expressivo, Musk descartou a necessidade de vender novas ações ou títulos neste ano, insistindo que a Tesla poderá se financiar à medida que fabricar mais veículos Model 3.
--Com a colaboração de Haze Fan.
To contact Bloomberg News staff for this story: Yan Zhang em Pequim, yzhang1044@bloomberg.net
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