Heineken enfrenta AB InBev na China com negócio de US$ 3 bilhões
(Bloomberg) -- A Heineken está comprando uma participação de US$ 3,1 bilhões na maior fabricante de cerveja da China em uma tentativa de desafiar o posto da Anheuser-Busch InBev de maior fabricante de cerveja estrangeira do maior mercado do mundo.
A fabricante de cerveja holandesa terá 40 por cento de participação na empresa controladora da China Resources Beer Holdings, fabricante da marca Snow, a mais vendida do país. A jogada oferece à Heineken uma forte parceira local em um mercado que está aderindo às cervejas importadas, mas que se mostra desafiador para estrangeiras como Asahi Group Holdings e Carlsberg.
Enquanto empresas estrangeiras de setores como o automotivo e o de vestuário intensificam os esforços para explorar o vasto mercado consumidor da China, o negócio da cerveja ainda é dominado por marcas domésticas acessíveis como a Snow, uma cerveja leve cujo rótulo retrata um alpinista pendurado em um penhasco. Mas opções mais caras como a Heineken e a Budweiser, da AB InBev, estão impulsionando o crescimento e o mercado deverá crescer 21 por cento, para US$ 106 bilhões, em apenas quatro anos.
A tendência rumo às cervejas sofisticadas deve beneficiar produtores estrangeiros cujas cervejas são vistas como de melhor qualidade. No entanto, muitas têm tido dificuldades para ampliar a participação em um mercado no qual são necessários anos para construir uma rede de fornecimento nacional.
A China Resources Beer "não conta com uma marca sofisticada para crescimento e nós não temos o alcance de distribuição que a CRB definitivamente tem", disse o CEO da Heineken, Jean-François van Boxmeer, em conferência com jornalistas.
A japonesa Asahi vendeu sua participação na chinesa Tsingtao Brewery em dezembro por não ter conseguido impulso com sua marca mais vendida, a "Super Dry", e a Carlsberg tem confiado no controle de uma fabricante de cerveja local, a Chongqing Brewery, para construir uma presença em grande parte confinada à região oeste da China. A empresa dinamarquesa tem cerca de 5 por cento de participação de mercado.
Goose Island
A AB InBev, por sua vez, vem dominando cada vez mais o mercado de alto padrão e detém uma participação geral de 16 por cento. A empresa expandiu a Budweiser e vem comprando marcas de cervejas artesanais locais e fazendo marketing agressivo da marca Goose Island para os millennials modernos dos centros urbanos da China.
A gigantesca empresa com sede em Leuven, na Bélgica, herdou uma participação de 49 por cento na proprietária da Snow por meio da aquisição da SABMiller em 2016, mas precisou vendê-la para aplacar preocupações antitruste. O negócio anunciado nesta sexta-feira oferece à Heineken uma parceira forte em um momento em que as empresas europeias intensificam uma batalha dispendiosa por participação de mercado em países como Brasil e China, em meio à estabilização ou à queda da venda de cerveja nos EUA e em outros mercados mais desenvolvidos.
"É impossível que a Heineken consiga uma participação de mercado significativamente maior na China por conta própria", disse Barney Wu, analista da Guotai Junan Securities. "Ela perdeu a chance enquanto rivais internacionais como a AB InBev conseguiram uma forte liderança no mercado."
--Com a colaboração de Lisa Du.
To contact Bloomberg News staff for this story: Daniela Wei em Hong Kong, jwei74@bloomberg.net;Rachel Chang em Shanghai, wchang98@bloomberg.net;Thomas Buckley em Londres, tbuckley25@bloomberg.net
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