Logo Pagbenk Seu dinheiro rende mais
Topo

Sócio comprará restante do Arsenal, encerrando duelo de magnatas

Phil Serafino e David Hellier

07/08/2018 15h38

(Bloomberg) -- O sócio majoritário do clube de futebol Arsenal fechou acordo para a compra da participação do bilionário russo Alisher Usmanov, um negócio de 602,4 milhões de libras (US$ 781,1 milhões) que encerra a disputa entre os magnatas pela gestão do time londrino da Premier League.

O bilionário americano Stan Kroenke apresentará oferta para a aquisição de todas as ações da Arsenal Holdings, disse ele, na terça-feira. Usmanov concordou em oferecer sua participação de 30 por cento em um acordo que avalia o clube em cerca de 1,8 bilhão de libras. Kroenke já é dono de cerca de dois terços da empresa.

Um grupo de torcedores recebeu a proposta de Kroenke de fechar o capital da empresa com desalento, no que chamaram de "um dia terrível", porque perderão a chance de possuir ações no clube e de que suas vozes sejam ouvidas na assembleia anual. Com a saída de Usmanov, o Arsenal perde também um acionista que pressionava o clube, em meio às dificuldades, a gastar mais na compra de craques.

Usmanov é o segundo bilionário russo a desistir de um investimento na Premier League neste ano. Roman Abramovich, dono do Chelsea, engavetou uma grande remodelação do estádio do clube, jogando a culpa no clima desfavorável para investimentos. As decisões ocorrem em meio à piora das relações entre a Rússia e o Reino Unido depois que os britânicos acusaram os russos de envenenar um ex-espião e a filha em Salisbury, Inglaterra.

Apesar da participação, Usmanov foi excluído do processo de desenvolvimento de estratégia no Arsenal e não tinha assento no conselho. Ele criticou Kroenke no ano passado quando a equipe teve uma temporada decepcionante, dizendo que o sócio majoritário era responsável pelo desempenho da equipe em campo.

O treinador Arsène Wenger, que comandava o time desde 1996, deixou o cargo no fim da última temporada, quando a equipe terminou a liga nacional em sexto lugar e ficou novamente de fora da Liga dos Campeões.

Usmanov preferiu não comentar a venda, mesma postura adotada por um representante do Arsenal.

Ligação com Everton

Entre os ativos de Usmanov, 64, estão uma produtora de minério de ferro e a operadora de telefonia celular russa MegaFon. Ele é a oitava pessoa mais rica da Rússia, com patrimônio líquido de US$ 14,4 bilhões, segundo o Bloomberg Billionaires Index. A saída do Arsenal deve gerar especulações de que ele aprofundará o relacionamento com o Everton, um time de nível médio da Premier League com sede em Liverpool. O russo é parceiro comercial de longa data do sócio majoritário do Everton, Farhad Moshiri, e a USM Holdings, de Usmanov, patrocina o campo de treinamento.

Kroenke, 71, fundou uma empresa de incorporação imobiliária que construiu shopping centers e edifícios residenciais. Ele é dono do Los Angeles Rams, da National Football League. A esposa, Ann Walton Kroenke, herdeira do Walmart, é dona do time de basquete Denver Nuggets e do time de hóquei Colorado Avalanche.

--Com a colaboração de Yuliya Fedorinova e Tom Freke.

Repórteres da matéria original: Phil Serafino em Paris, pserafino@bloomberg.net;David Hellier em Londres, dhellier@bloomberg.net