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Startup de caronas indiana enfrenta Uber no Reino Unido

Saritha Rai

07/08/2018 11h19

(Bloomberg) -- A Ola, a startup de caronas compartilhadas dominante na Índia, anunciou o plano de entrar no Reino Unido, abrindo mais uma frente internacional em uma batalha com a líder global Uber Technologies.

Inicialmente, a Ola evitará Londres, onde a Uber acaba de conseguir uma extensão de 15 meses na licença operacional. Em vez disso, começará a operar em Gales do Sul e na região metropolitana de Manchester e está trabalhando com as autoridades para se expandir para todo o país até o fim do ano.

A Ola oferecerá aos passageiros as opções de contratar veículos particulares e táxis licenciados por meio da plataforma, à qual pretende continuar adicionando opções de transporte. Além de seu mercado doméstico, a Ola, que tem sede em Bangalore e é operada pela ANI Technologies, já trava batalha com a Uber na Austrália, mercado no qual entrou em fevereiro e opera em sete cidades com 40.000 motoristas.

Bhavish Aggarwal, cofundador e CEO da Ola, disse que a empresa discutiria com autoridades e órgãos reguladores para "construir uma empresa inserida no Reino Unido".

A Uber salvou seus negócios em Londres -- pelo menos temporariamente -- após recurso judicial, em junho, oferecendo uma série de incentivos, incluindo seguro gratuito, horário limitado de operação aos motoristas, número de telefone de ajuda aos clientes e melhor tratamento a incidentes ocorridos durante as corridas.

Londres mantém postura rígida em relação às novas participantes do ramo de carona compartilhada em comparação com cidades menores. A empresa de carona compartilhada europeia Taxify OU negocia com o órgão regulador do transporte da capital depois que foi suspensa em setembro, uma semana após começar, por questionamentos à forma em que obteve a licença.

A Ola informou que ofereceria aos motoristas os melhores pagamentos diários e comissões do setor, que cuidará da segurança dos passageiros fazendo triagem dos motoristas e com serviço de suporte por voz 24 horas por dia, 7 dias por semana, e opções para compartilhar detalhes com contatos de emergência.