ipca
-0,09 Ago.2018
selic
6,5 19.Set.2018
Topo

Economia digital pode impulsionar PIB do Sudeste Asiático

Karl Lester M. Yap

03/09/2018 11h53

(Bloomberg) -- O Sudeste Asiático pode adicionar até US$ 1 trilhão à sua economia até 2025 por meio do aumento do comércio e do crescimento do comércio eletrônico e de outras oportunidades digitais para empresas, segundo a Bain & Co.

Há um enorme potencial na Associação das Nações do Sudeste Asiático (Asean, na sigla em inglês), onde a economia digital atualmente representa apenas 7 por cento do produto interno bruto, em comparação com 16 por cento na China, 27 por cento na Europa e 35 por cento nos EUA, afirmou a Bain em um relatório publicado nesta segunda-feira.

Os governos da Asean necessitam melhorar os pagamentos digitais nacional e regionalmente e adotar uma abordagem uniforme em relação à proteção de dados, afirmou a empresa. A companhia identificou setores que se beneficiarão significativamente da integração digital, como manufatura, agricultura, varejo, transporte e logística, e tecnologia da informação e da comunicação.

A Bain calculou o aumento potencial do PIB levando em conta melhorias de produtividade, acesso a novos mercados por meio do comércio eletrônico ou inclusão financeira e crescimento de setores propiciadores, como tecnologia da informação e da comunicação e logística. O relatório se baseou em entrevistas e pesquisas com pequenas e médias empresas da região.

Mais Economia