ipca
-0,09 Ago.2018
selic
6,5 19.Set.2018
Topo

Zara quer vender no mundo inteiro para se defender da Amazon

Rodrigo Orihuela

05/09/2018 16h02

(Bloomberg) -- A espanhola Inditex planeja tornar as roupas da Zara e de outras marcas disponíveis pela internet em qualquer lugar do mundo dentro de dois anos, com o objetivo de se tornar uma das primeiras lojas de vestuário verdadeiramente globais à medida que a Amazon invade o terreno da moda.

"Queremos disponibilizar nossas coleções de moda para todos os nossos clientes, onde quer que eles estejam no mundo, inclusive nos mercados que atualmente não têm nossas lojas físicas", disse o presidente Pablo Isla na reinauguração de uma loja em Milão na terça-feira.

O objetivo implica dobrar a presença global da Inditex, que agora tem lojas físicas em 96 países e lojas virtuais em cerca de metade deles. A varejista estabeleceu a meta em meio à crescente preocupação dos investidores com o aumento da concorrência por parte de novas rivais e com o risco de que as vendas pela internet reduzam as margens de lucro. Os analistas do Morgan Stanley alertaram na semana passada que a empresa passou de ótima para boa, e o Credit Suisse afirmou nesta semana que a crescente transição para as vendas pela internet não é tão benéfica para a Inditex quanto a expansão das lojas tradicionais.

Os comentários de Isla são uma declaração rara para a Inditex, que evita estabelecer grandes objetivos ou fazer comentários detalhados sobre suas perspectivas. Ainda assim, o anúncio combina com o crescente foco da varejista nas operações pela internet e em seus investimentos em tecnologia, que vão dos aplicativos para monitorar o estoque ao uso de realidade virtual nos provadores.

"Este é um anúncio positivo, já que implica um claro passo à frente em relação à concorrência de outras plataformas on-line", disseram analistas do Banco de Sabadell liderados por Nicolás Fernández em nota aos clientes. "No entanto, é difícil mensurar sem detalhes sobre como o plano será colocado em prática e sobre os possíveis custos."

O comércio eletrônico é a fonte de 10 por cento das vendas da Inditex, que cresceram mais de 40 por cento no ano passado, escreveram os analistas.

A Hennes & Mauritz, rival da Inditex que está em dificuldades, afirmou que pretende acrescentar as vendas pela internet em todos os mercados onde tem lojas tradicionais e também se expandir em outros países. A rede H&M tem lojas virtuais em cerca de 50 mercados e lojas físicas em cerca de 70.

A empresa também planeja passar a atender aos pedidos dos clientes web com o estoque das lojas em todos os mercados onde opera, em comparação com os 25 países onde atualmente faz isso.

--Com a colaboração de Macarena Munoz.

Mais Economia