ipca
-0,21 Nov.2018
selic
6,5 31.Out.2018
Topo

Alumínio sobe com fechamento de fábrica da Norsk Hydro no Brasil

Ranjeetha Pakiam e Thomas Biesheuvel

04/10/2018 07h43

(Bloomberg) -- Alumínio subiu para o nível mais alto desde meados de junho, com investidores e usuários pesando as consequências da decisão da Norsk Hydro ASA de paralisar uma grande refinaria de alumina no Brasil, que aumenta preocupação sobre uma crise global de fornecimento.

O metal - feito de alumina - subiu 2,4%, para US$ 2.259 por tonelada na LME depois de um aumento de 4,2% na quarta-feira. Ações da Norsk cediam após tombo de 12% na véspera em Oslo, enquanto seus produtores rivais se reuniram.

Parada de 12 meses na planta da Alunorte da Norsk geraria um déficit "muito significativo" no mercado de alumina e pressionaria o setor de alumínio em geral, disse o analista do UBS Daniel Morgan disse em uma teleconferência. Não há muita capacidade ociosa fora da China que possa ser reiniciada rapidamente, disse o UBS.

O fechamento da Alunorte acrescenta mais turbulências a um mercado que já foi abalado este ano pelas sanções dos EUA contra a russa United Rusal, o maior produtor de alumínio fora da China e um importante fornecedor de alumina. Também foi abalado pelas tarifas comerciais impostas pelo presidente Donald Trump. Além disso, o esforço da China para despoluir o meio ambiente restringindo a produção industrial está afetando as fundições de alumina na maior economia da Ásia, disse a australiana Alumina disse em agosto.

O "preço da alumina deve permanecer volátil no curto prazo, com riscos inclinados para cima", disseram analistas do Goldman Sachs em nota recebida nesta quinta-feira. "Preços mais altos de alumina levam a custos mais altos para as fundições de alumínio, muitos dos quais já operam com margens negativas, e reforça nossa visão de que o alumínio pode alcançar US$ 2.300 a tonelada no final do ano. "As ações dos produtores de alumina aumentaram na Ásia. Alumina - um parceiro da Alcoa em um empreendimento de alumina - subiu 11%, o maior nível desde 2008, enquanto a South32 subiu 7,3%. Em Hong Kong, a Aluminum avançou 1,1% depois de subir 7,8%.

A Norsk Hydro suspendeu a Alunorte temporariamente porque a única área que pode usar para o processamento de resíduos está perto de atingir sua capacidade. A empresa tem enfrentado dificuldades no Brasil, após um suposto vazamento de uma barragem ter gerado uma série de problemas legais, levando as autoridades a ordenar que unidade operasse com 50% da capacidade. Não há indicação clara da empresa sobre quando poderá reiniciar a fábrica, que foi fechada junto com uma mina de bauxita.

Ainda assim, a RBC Capital Markets disse que há uma "probabilidade significativa" de as autoridades brasileiras suspenderem a proibição de usar uma das barragens de rejeitos nos próximos dias.

A grande questão para o mercado agora é se os EUA suspenderão as sanções contra a Rusal em breve, ou forçará as empresas a cortar completamente os laços - o que causaria mais uma rodada de caos. Os dois lados estão em negociações e há sinais de progresso, mas continua sendo um risco fundamental.

--Com a colaboração de David Stringer.

Mais Economia