ipca
-0,21 Nov.2018
selic
6,5 31.Out.2018
Topo

Cimenteira francesa Vicat compra Ciplan para crescer no Brasil

Cristiane Lucchesi e Aaron Kirchfeld

05/10/2018 15h12

(Bloomberg) -- A produtora de cimento francesa Vicat fechou a compra de uma participação majoritária na brasileira Ciplan - Cimento Planalto para se expandir na maior economia da América Latina.

A Vicat comprará uma participação de 65 por cento na empresa brasileira por meio de um aumento de capital de 290 milhões de euros (US$ 333 milhões), recursos que serão usados para quitar "a vasta maioria" das dívidas da Ciplan, afirmaram as empresas em comunicado, nesta sexta-feira.

A Bloomberg News noticiou na quinta-feira que as empresas estavam próximas de um acordo que avaliaria o alvo em cerca de US$ 500 milhões, citando uma pessoa a par do assunto. A Vicat, cuja história começou em 1817, quando Louis Vicat inventou o cimento artificial, emprega mais de 8.000 trabalhadores em 11 países e gerou uma receita de 2,56 bilhões de euros em 2017.

Com a aquisição da Ciplan, a empresa ganha uma fábrica moderna perto de Brasília que gera capacidade de produção de 3,2 milhões de toneladas de cimento por ano, além de nove unidades de concreto e cinco pedreiras para agregados. Isso se traduz em um enterprise value (valor da empresa mais dívida) de 145 euros por tonelada de cimento, segundo o comunicado.

Repórteres da matéria original: Cristiane Lucchesi em São Paulo, clucchesi5@bloomberg.net;Aaron Kirchfeld em Londres, akirchfeld@bloomberg.net

Mais Economia