IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Novo robô é único trader de metais a escapar de ressaca

Jack Farchy

09/10/2018 12h38

(Bloomberg) -- O único trader de metais que não terminará a LME Week de ressaca é o novo robô para negociação de commodities do Société Générale.

Em meio à chegada da indústria global de metais a Londres para esse encontro anual, o banco francês está revelando um novo produto: um robô capaz de entrar em conversas entre clientes e vendedores e executar operações simples sem qualquer necessidade de envolvimento de um trader humano.

A ideia de usar o robô, chamado "SG Bot", não é substituir os traders humanos, mas liberá-los de pequenas operações demoradas, disse Azeem Malik, diretor de comércio eletrônico do SocGen.

"Em um momento de mercados voláteis -- e os metais têm sido voláteis neste ano --, em que todos os clientes ligam ao mesmo tempo, é um alívio."

O robô pode receber pedidos de operações de clientes por meio de bate-papo, fornecer cotações de preços e executar operações, disse Malik. Ele disse que este é o primeiro produto oferecido a clientes externos que ele conhece que é capaz de receber instruções baseadas em texto e executar operações sem qualquer envolvimento humano.

Para o cliente, "é uma forma de ter uma experiência melhor, preços mais rápidos, porque ele não precisa ir do setor de vendas para o trader e vice-versa", disse.

Além disso, é improvável que o trader eletrônico de metais sinta o impacto da sequência de almoços e festas até de madrugada dos quais os traders humanos estão participando em hotéis, pubs e casas noturnas no elegante distrito de Mayfair, em Londres, nesta semana.

Por enquanto, porém, o escopo do SG Bot é relativamente limitado: ele só é capaz de entender instruções formuladas e só realiza operações pequenas e simples. Será que algum dia o SocGen construirá um robô capaz de tomar o lugar de um trader humano no LME Ring, o último bastião do pregão viva voz da Europa?

"Não creio", disse Malik.