IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Esposa de banqueiro é desmascarada em disputa por clube de golfe

Franz Wild

10/10/2018 15h13

(Bloomberg) -- Um frondoso clube de golfe nos arredores de Londres e uma casa a poucos passos da luxuosa loja de departamentos Harrods pertencem à esposa de um banqueiro preso em conexão com um escândalo de corrupção no Azerbaijão que se disseminou até chegar a um tribunal do Reino Unido.

Um juiz de Londres suspendeu uma ordem que protegia a identidade de Zamira Hajiyeva, a esposa do chefe condenado de um banco do Azerbaijão, a partir de meio-dia desta quarta-feira, argumentando que o interesse público na justiça transparente supera o risco potencial que ela enfrentava diante das autoridades de seu país natal. O pedido de anonimato também mantinha em sigilo as duas propriedades, avaliadas em 22 milhões de libras (US$ 29 milhões).

A publicação da identidade de Hajiyeva mostra que os promotores do Reino Unido estão tentando fiscalizar estrangeiros com conexões políticas envolvidos com corrupção em seus países de origem que investem milhões em Londres. As propriedades de Hajiyeva são os primeiros alvos de uma lei que coloca sobre os detentores dos ativos o ônus de provar que sua riqueza é legítima.

A Agência Nacional de Combate ao Crime do Reino Unido (NCA, na sigla em inglês) conseguiu em fevereiro a primeira "ordem de riqueza inexplicada" da história do país, uma ferramenta que congela a propriedade quando o proprietário não consegue identificar uma fonte legítima para os recursos usados para comprá-la. Os investigadores esperam que esta nova ferramenta amplie suas forças ao inverter o ônus da prova.

"Nos casos em que não for possível determinar uma fonte legítima para os recursos usados para a compra de ativos e propriedades nobres, é absolutamente correto que façamos interrogatórios para descobrir sua origem", disse o diretor de combate a crimes econômicos da NCA, Donald Toon, em comunicado. "As ordens de riqueza inexplicadas têm o potencial de reduzir significativamente a atratividade do Reino Unido como destino para rendas ilícitas."

O marido de Hajiyeva, que foi descrito pela promotoria como um "banqueiro comercial, um peixe gordo", é Jahangir Hajiyev. Ele cumpre pena de 15 anos de prisão no Azerbaijão após condenação por usar o cargo de presidente do Banco Internacional do Azerbaijão para cometer fraudes.

Os advogados de Hajiyeva haviam argumentado que revelar sua identidade a exporia a uma possível investigação de promotores no Azerbaijão. Ela ainda busca apelar para cancelar a ordem de riqueza.

A ordem de riqueza da NCA "não deve ser encarada como se implicasse qualquer delito, seja de parte dela ou do marido", disse o advogado dela, Thomas Garner, por e-mail. "O argumento da NCA é que a ordem faz parte de um processo investigativo, e não de um processo criminal, e não envolve a descoberta de qualquer infração penal."

A casa de Hajiyeva em Londres fica a um minuto a pé da Harrods, onde ela gastou 16 milhões de libras em uma década, às vezes esbanjando dezenas de milhares de libras por semana, segundo os promotores. Entre as propriedades de Hajiyeva no Reino Unido estão o Mill Ride Golf & Country Club, de 68,8 hectares, em Ascot, e uma casa na área de Knightsbridge, na capital.