IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Ikea planeja expansão na América do Sul e outros mercados novos

Anna Molin

10/10/2018 15h28

(Bloomberg) -- A Ikea planeja se expandir para cerca de uma dezena de mercados novos nos próximos anos, entre eles a América do Sul, com o objetivo de atingir um total de 3 bilhões de clientes potenciais até 2025.

Nos próximos anos, a empresa abrirá lojas no Chile, na Colômbia e no Peru por meio de uma nova franqueada da Ikea chamada Falabella, como parte de sua primeira incursão na América do Sul, afirmou a Inter Ikea em comunicado enviado por email nesta quarta-feira. A Inter Ikea, proprietária do conceito Ikea e sua franqueadora mundial, também disse que a empresa planeja começar a vender seus produtos no México, Estônia, Ucrânia, Porto Rico, Omã, Luxemburgo, Macau e Filipinas.

"Até 2025, temos potencial para alcançar e interagir com até 3 bilhões de pessoas", disse o CEO da Inter Ikea, Torbjorn Loof, em comunicado. "Vamos oferecer maneiras novas e diferentes de comprar a linha de produtos da Ikea -- online, em locais remotos e nos centros urbanos. Vamos introduzir lojas menores e oferecer uma ampla seleção de serviços flexíveis e acessíveis."

A Ikea se encontra em meio a uma transformação em que está transferindo recursos para mercados emergentes e experiências de compra alternativas como comércio eletrônico e lojas em centros urbanos para atender melhor às necessidades em constante mudança dos clientes. Os novos planos de expansão foram apresentados quando a Inter Ikea informou um aumento de 4,5 por cento nas vendas de varejo nos 12 meses encerrados em agosto, ajustado pelo impacto cambial, nas franqueadas que operam suas mais de 400 lojas em todo o mundo.

Vendas em alta

As vendas totais de varejo, que incluem vendas de produtos e serviços, aumentaram para 38,8 bilhões de euros (US$ 44,7 bilhões), contra 38,3 bilhões de euros no mesmo período do ano anterior. No último ano fiscal, a Índia e a Letônia se tornaram novos mercados da Ikea, quando a empresa abriu 19 lojas novas em todo o mundo. No ano fiscal de 2019, que vai até agosto, deverão ser abertas mais 15 lojas de varejo. Uma delas é uma nova loja aberta em Barein em setembro, disse a Inter Ikea.

Como parte da entrada na América do Sul, a Ikea abrirá nove lojas e se expandirá online no Chile, na Colômbia e no Peru por meio da franquia da Falabella nos próximos 10 anos.

"Estamos muito animados para abrir na América do Sul", disse Loof em entrevista por telefone. "Será uma expansão mais rápida e maior do que quando entramos em outros mercados novos antes."