ipca
0,45 Out.2018
selic
6,5 31.Out.2018
Topo

Com Tarok, VW faz outra tentativa no ramo de picapes compactas

Christoph Rauwald

07/11/2018 11h49

(Bloomberg) -- A Volkswagen planeja outra investida no lucrativo segmento de picapes, no qual tenta emplacar há anos.

A Tarok, apresentada no Salão do Automóvel de São Paulo na terça-feira, será lançada "em breve" no Brasil, segundo comunicado distribuído pela montadora alemã. A caminhonete compacta tem potencial para impulsionar a gama de modelos Volkswagen em outros mercados globais, de acordo com o texto, que não trouxe mais detalhes.

A maior fabricante de automóveis do mundo não tem conseguido sucesso na categoria de picapes, enquanto concorrentes como General Motors e Toyota Motor lucram alto. A VW avançou no segmento de utilitários esportivos, no qual também estava em desvantagem, mas a linha de caminhonetes estava restrita à Amarok, que foi lançada em 2010 e registra baixo volume de vendas. A Amarok é vendida principalmente na América do Sul e Europa e é menor do que a campeã de vendas da Ford Motor, a F-150.

As ambições da VW podem ser impulsionadas por uma ampla colaboração em discussão com a Ford, abrangendo caminhões, carros elétricos e que rodam sem motorista. Picapes importadas pagam imposto de 25 por cento nos EUA (o maior mercado para esses veículos). Portanto, só faz sentido vender unidades produzidas na América do Norte.

O presidente da VW, Herbert Diess, recentemente informou à Automotive News que as negociações na direção de uma colaboração entre as montadoras podem dar acesso à tecnologia da Ranger, picape compacta que a Ford está reintroduzindo na América do Norte. A parceria com a Ford reduziria os custos de desenvolvimento da Tarok, que tem 5 metros de comprimento e é um pouco menor do que a Ranger. Diess também vê potencial para a picape conceitual Tanoak, que é uma versão da Atlas, utilitário esportivo de médio porte da VW.

O segmento de picapes menores inclui, além da Ranger, Chevy Colorado, GMC Canyon, Toyota Tacoma e Nissan Frontier. A Daimler, rival alemã da VW, entrou no ramo há poucos anos, com a luxuosa X-Class.

A Tarok tem motor 2.0 com potência 150 hp. A VW não divulgou detalhes sobre o preço nas concessionárias.

Mais Economia