ipca
0,45 Out.2018
selic
6,5 31.Out.2018
Topo

Super Apps são inovação asiática para mudar cidades e economias

Yoolim Lee

07/11/2018 13h02

(Bloomberg) -- A capacidade de comunicar-se, fazer compras pela internet, pedir transporte, ler livros, jogar, pedir delivery de comida e pagar por qualquer coisa em um único aplicativo de smartphone é a inovação que define a Ásia, afirmaram líderes do setor de tecnologia no New Economy Forum, da Bloomberg, em Cingapura.

WeChat, Grab e Go-Jek são exemplos de uma espécie de software chamada Super App. Nos EUA e na Europa, esses serviços são oferecidos separadamente para usuários de iPhone e de Android. Mas não na China e no Sudeste Asiático, onde os aplicativos abrem as portas para grandes mudanças no modo como as pessoas vivem e fazem negócios, de acordo com as duas startups mais valiosas do Sudeste Asiático, Grab e Go-Jek.

"Há muito entusiasmo", disse Anthony Tan, cofundador e CEO da Grab. "Projetamos que o preço dos smartphones e dos dados cairá, vemos a democratização da tecnologia. Vemos um mundo com a ascensão da geração do milênio, e eles querem tudo agora e imediatamente."

A Grab, de Cingapura, cujo aplicativo foi baixado em 125 milhões de dispositivos móveis, prevê que dobrará a receita em 2019.

Com mais de 1 bilhão de pessoas usando-o pelo menos uma vez por mês, o WeChat da Tencent Holdings é o rei dos Super Apps. Grab e Go-Jek começaram como plataformas de transporte particular, mas rapidamente se transformaram em aplicativos que ofereciam outros serviços relativos a pagamentos. Ao aproveitar os dados gerados pelos usuários de aplicativos multifuncionais, essas empresas podem obter mais informações sobre o comportamento diário deles e utilizar esses dados para oferecer novos produtos e serviços. Este é um dos principais pilares dos assistentes digitais e de outros serviços que começarão a usar a inteligência artificial.

Nadiem Makarim, fundador da Go-Jek na Indonésia, disse que os aplicativos "tudo em um" estão se tornando ferramentas fundamentais para a classe média.

"Queremos criar esse tipo de Super App sem precedentes que abrange todas as necessidades diárias de transações", disse Makarim.

Go-Jek, com mais de 100 milhões de downloads, está se preparando para entrar em Cingapura e na Tailândia depois de ter estreado no Vietnã em junho, disse Makarim. Ele disse que os Super Apps se tornaram parte integrante das grandes cidades, com suas populações densas e atividade comercial intensa. "À medida que se digitaliza esses movimentos de seres humanos, mercadorias e transações de rastreamento, cria-se uma nova camada de visibilidade sobre como as cidades realmente funcionam", disse ele.

Mais Economia