Super Apps são inovação asiática para mudar cidades e economias
(Bloomberg) -- A capacidade de comunicar-se, fazer compras pela internet, pedir transporte, ler livros, jogar, pedir delivery de comida e pagar por qualquer coisa em um único aplicativo de smartphone é a inovação que define a Ásia, afirmaram líderes do setor de tecnologia no New Economy Forum, da Bloomberg, em Cingapura.
WeChat, Grab e Go-Jek são exemplos de uma espécie de software chamada Super App. Nos EUA e na Europa, esses serviços são oferecidos separadamente para usuários de iPhone e de Android. Mas não na China e no Sudeste Asiático, onde os aplicativos abrem as portas para grandes mudanças no modo como as pessoas vivem e fazem negócios, de acordo com as duas startups mais valiosas do Sudeste Asiático, Grab e Go-Jek.
"Há muito entusiasmo", disse Anthony Tan, cofundador e CEO da Grab. "Projetamos que o preço dos smartphones e dos dados cairá, vemos a democratização da tecnologia. Vemos um mundo com a ascensão da geração do milênio, e eles querem tudo agora e imediatamente."
A Grab, de Cingapura, cujo aplicativo foi baixado em 125 milhões de dispositivos móveis, prevê que dobrará a receita em 2019.
Com mais de 1 bilhão de pessoas usando-o pelo menos uma vez por mês, o WeChat da Tencent Holdings é o rei dos Super Apps. Grab e Go-Jek começaram como plataformas de transporte particular, mas rapidamente se transformaram em aplicativos que ofereciam outros serviços relativos a pagamentos. Ao aproveitar os dados gerados pelos usuários de aplicativos multifuncionais, essas empresas podem obter mais informações sobre o comportamento diário deles e utilizar esses dados para oferecer novos produtos e serviços. Este é um dos principais pilares dos assistentes digitais e de outros serviços que começarão a usar a inteligência artificial.
Nadiem Makarim, fundador da Go-Jek na Indonésia, disse que os aplicativos "tudo em um" estão se tornando ferramentas fundamentais para a classe média.
"Queremos criar esse tipo de Super App sem precedentes que abrange todas as necessidades diárias de transações", disse Makarim.
Go-Jek, com mais de 100 milhões de downloads, está se preparando para entrar em Cingapura e na Tailândia depois de ter estreado no Vietnã em junho, disse Makarim. Ele disse que os Super Apps se tornaram parte integrante das grandes cidades, com suas populações densas e atividade comercial intensa. "À medida que se digitaliza esses movimentos de seres humanos, mercadorias e transações de rastreamento, cria-se uma nova camada de visibilidade sobre como as cidades realmente funcionam", disse ele.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.