IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Codelco cobrará taxa maior em meio à queda da oferta: Fontes

Marvin G. Perez

09/11/2018 14h32

(Bloomberg) -- No mercado do cobre, em que os consumidores já enfrentam o declínio da oferta, esperar não compensa.

Os clientes que estão negociando contrato nesta semana com a Codelco, a maior produtora de cobre do mundo, verão aumento de 20 por cento nas tarifas para a entrega do metal nos portos do sul dos EUA no ano que vem, segundo cinco pessoas familiarizadas com as negociações. A alta é superior ao aumento de 15 por cento a 17 por cento do prêmio para os compradores que garantiram a oferta em setembro.

O aumento do prêmio ilustra o que o CEO da Freeport-McMoRan, Richard C. Adkerson, descreveu no mês passado como um "paradoxo" do mercado de cobre. A restrição de oferta elevou as taxas para a entrega do metal, enquanto o sentimento negativo do investidor derrubou os preços futuros da Comex em 17 por cento neste ano.

A produção da Codelco caiu em setembro ao menor nível deste ano, segundo relatório da agência chilena do cobre, a Cochilco, divulgado na quarta-feira. Os estoques combinados monitorados pelas bolsas de valores de Londres, Nova York e Xangai caíram cerca de 15 por cento neste ano.

A Codelco elevará a taxa cobrada dos clientes para cerca de 3 centavos de dólar por libra-peso, contra 2,5 centavos neste ano, disseram as cinco pessoas, pedindo para não ser identificadas porque as negociações são privadas. O prêmio cobrado pela empresa com sede em Santiago normalmente serve de referência em negociações entre outros compradores e vendedores nos EUA. Trata-se de um custo adicional sobreposto ao preço do metal negociado na Comex, em Nova York.

Os contratos futuros do cobre para entrega em dezembro se fixaram em US$ 2,736 por libra-peso na Comex na quinta-feira.

Produtores e consumidores do metal estão em Key Biscayne, Flórida, nesta semana, para a reunião do American Copper Council, onde normalmente negociam contratos de fornecimento para o ano seguinte.