Dinheiro grátis? Vila suíça não consegue fundos para experimento

(Bloomberg) -- Uma vila do norte da Suíça que esperava poder entregar até 2.500 francos (US$ 2.510) por mês aos seus habitantes não conseguiu levantar recursos suficientes para o projeto de renda básica.
A campanha de crowdfunding rendeu apenas 151.836 francos, uma pequena fração dos 6,1 milhões de francos necessários para o experimento.
Mais da metade dos 1.300 habitantes de Rheinau, localizada junto ao rio Reno e perto da fronteira com a Alemanha, se inscreveram para participar do teste. A iniciativa foi liderada pela cineasta Rebecca Panian, que esperava fazer um filme a respeito e havia definido esta terça-feira (4) como prazo final para a captação de recursos.
Embora o conceito de distribuição irrestrita de dinheiro à população exista há mais de um século, a ideia ganhou mais atenção nos últimos anos devido à preocupação com o aumento da desigualdade e a perda de postos de trabalho devido à automação.
Os suíços rejeitaram a distribuição de uma renda básica incondicional em um plebiscito nacional, em 2016.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.