BYD fará IPO de divisão de baterias para carros elétricos
(Bloomberg) -- A fabricante de veículos elétricos BYD, que tem o legendário Warren Buffett entre seus investidores, planeja abrir o capital da divisão de baterias em 2022. O objetivo é captar recursos para expansão, à medida que a indústria automotiva global se distancia do tradicional motor de combustão.
A listagem será realizada no final de 2022, mas a empresa ainda não resolveu onde as ações serão negociadas, disse o presidente do conselho, Wang Chuanfu, em entrevista concedida na quarta-feira à Bloomberg News, na sede em Shenzhen.
A BYD fabrica baterias para automóveis e smartphones. Antes da listagem, a divisão de baterias automotivas está sendo desmembrada em uma empresa separada. Ainda não foi decidido se a abertura de capital (initial public offering ou IPO) será somente do negócio de baterias automotivas ou incluirá outras unidades.
As baterias são fundamentais na revolução dos carros elétricos, que representam a maior ruptura na indústria automotiva em mais de um século. Investidores estão despejando dinheiro nesse segmento e o valor de mercado da maior fabricante mundial de baterias, a Contemporary Amperex Technology (CATL), mais que triplicou desde que a empresa levantou mais de US$ 800 milhões em uma IPO em Shenzhen em junho. BYD e CATL são líderes chinesas em conjuntos de baterias para veículos elétricos e desafiam Panasonic e LG Chem, que são fornecedoras da Tesla.
O bilionário Wang, fundador da BYD, estima que, para eletrificar plenamente o transporte, a China precisa multiplicar por dez sua capacidade de produção de baterias para 1000GwH por ano até 2030.
A companhia consegue fabricar as baterias para os próprios veículos e, no ano passado, começou a negociar contratos de fornecimento para outras montadoras, disse o vice-presidente da divisão de baterias, Michael He, durante a entrevista.
A Berkshire Hathaway, de Buffett, é a maior acionista da BYD, com 24,59 por cento de participação. As ações são negociadas em Hong Kong. Buffett fez o investimento dois anos antes de a Tesla listar ações em Nova York.
A BYD planeja construir fábricas de baterias para veículos elétricos nos EUA e na Europa e está de olho em bases potenciais no Reino Unido e Alemanha. A companhia também discute com investidores locais e estrangeiros a possibilidade de captar recursos antes da IPO, informou He.
To contact Bloomberg News staff for this story: Matthew Campbell em Londres, mcampbell39@bloomberg.net;Ying Tian em Pequim, ytian@bloomberg.net
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.