ipca
-0,21 Nov.2018
selic
6,5 31.Out.2018
Topo

BYD fará IPO de divisão de baterias para carros elétricos

Bloomberg News

06/12/2018 13h06

(Bloomberg) -- A fabricante de veículos elétricos BYD, que tem o legendário Warren Buffett entre seus investidores, planeja abrir o capital da divisão de baterias em 2022. O objetivo é captar recursos para expansão, à medida que a indústria automotiva global se distancia do tradicional motor de combustão.

A listagem será realizada no final de 2022, mas a empresa ainda não resolveu onde as ações serão negociadas, disse o presidente do conselho, Wang Chuanfu, em entrevista concedida na quarta-feira à Bloomberg News, na sede em Shenzhen.

A BYD fabrica baterias para automóveis e smartphones. Antes da listagem, a divisão de baterias automotivas está sendo desmembrada em uma empresa separada. Ainda não foi decidido se a abertura de capital (initial public offering ou IPO) será somente do negócio de baterias automotivas ou incluirá outras unidades.

As baterias são fundamentais na revolução dos carros elétricos, que representam a maior ruptura na indústria automotiva em mais de um século. Investidores estão despejando dinheiro nesse segmento e o valor de mercado da maior fabricante mundial de baterias, a Contemporary Amperex Technology (CATL), mais que triplicou desde que a empresa levantou mais de US$ 800 milhões em uma IPO em Shenzhen em junho. BYD e CATL são líderes chinesas em conjuntos de baterias para veículos elétricos e desafiam Panasonic e LG Chem, que são fornecedoras da Tesla.

O bilionário Wang, fundador da BYD, estima que, para eletrificar plenamente o transporte, a China precisa multiplicar por dez sua capacidade de produção de baterias para 1000GwH por ano até 2030.

A companhia consegue fabricar as baterias para os próprios veículos e, no ano passado, começou a negociar contratos de fornecimento para outras montadoras, disse o vice-presidente da divisão de baterias, Michael He, durante a entrevista.

A Berkshire Hathaway, de Buffett, é a maior acionista da BYD, com 24,59 por cento de participação. As ações são negociadas em Hong Kong. Buffett fez o investimento dois anos antes de a Tesla listar ações em Nova York.

A BYD planeja construir fábricas de baterias para veículos elétricos nos EUA e na Europa e está de olho em bases potenciais no Reino Unido e Alemanha. A companhia também discute com investidores locais e estrangeiros a possibilidade de captar recursos antes da IPO, informou He.

To contact Bloomberg News staff for this story: Matthew Campbell em Londres, mcampbell39@bloomberg.net;Ying Tian em Pequim, ytian@bloomberg.net

Mais Economia