ipca
-0,21 Nov.2018
selic
6,5 31.Out.2018
Topo

Maior jogo do mundo vai abalar lojas de app da Apple e Google

Gerrit De Vynck

06/12/2018 13h04

(Bloomberg) -- A Epic Games, fabricante do estrondoso sucesso Fortnite, anunciou nesta semana uma nova loja on-line que poderia pressionar a Apple e o Google a abrir mão de parte do controle sobre suas próprias lojas de aplicativos.

A nova loja da Epic cobrará dos desenvolvedores uma comissão de apenas 12 por cento, menos da metade do que as lojas de aplicativos da Apple e da Alphabet cobram. Essa audaciosa medida poderia levar desenvolvedores de todos os tipos de aplicativos a exigirem um acordo semelhante, disse Benjamin Schachter, analista da Macquarie Capital, em nota aos clientes na terça-feira.

"Isso é muito importante e poderia ter consequências abrangentes, que vão muito além dos desenvolvedores de jogos", disse Schachter.

A Epic começará com um conjunto de jogos "escolhidos a dedo" no PC e no Mac, e abrirá para outros jogos e para Android e outras plataformas abertas ao longo de 2019.

Um porta-voz da Apple preferiu não comentar, e um representante do Google não estava disponível imediatamente.

Durante anos, a App Store da Apple e a Play Store do Google foram os principais caminhos dos desenvolvedores para que seus apps cheguem aos sistemas operacionais dessas empresas. Os desenvolvedores de aplicativos pagam uma comissão de 30 por cento para distribuir através dessas lojas, uma taxa que o Google e a Apple consideram justa pelo custo de fornecer um mercado confiável e seguro e um sistema de distribuição.

O fundador da Epic, Tim Sweeney, discorda. Ele disse que a comissão de 30 por cento é uma margem de 300 por cento a 400 por cento. A Epic pode reduzir as comissões pela metade e continuar sendo lucrativa, afirmou a empresa na publicação de blog em que anunciou o projeto.

Em agosto, a Epic informou que não distribuiria o Fortnite pela Play Store do Google e pediu que os jogadores visitassem seu próprio site e fizessem o download de um atalho especial que abriria o jogo em dispositivos Android. O método permite que a Epic evite a comissão, e sua nova loja funcionará de maneira semelhante. Ainda assim, a fabricante de jogos terá que garantir aos jogadores que sua loja de aplicativos é tão segura quanto as lojas operadas pela Apple e pelo Google.

Se Apple e Google se virem obrigados a reduzir suas comissões para equiparar-se à Epic, isso poderá afetar seriamente o lucro, disse Schachter. Embora as empresas não divulguem informações financeiras de suas lojas, a empresa de pesquisas Sensor Tower afirmou em um relatório de julho que as pessoas gastaram cerca de US$ 34 bilhões nessas lojas no primeiro semestre de 2018.

Mais Economia