Logo Pagbenk Seu dinheiro rende mais
Topo

Por que resoluções de ano-novo não funcionam: Bloomberg Opinion

Barry Ritholtz

02/01/2019 12h55

(Bloomberg) -- Esta é a época do ano em que somos bombardeados por listas: ações para comprar, livros para ler, explicações sobre por que as más escolhas feitas no ano passado funcionarão melhor no ano que se inicia. E previsões, muitas previsões. Mas o pior de tudo são as horríveis sugestões de resoluções de ano-novo.

Em vez do meu habitual e pedante dedo em riste, vamos pegar uma lição do manual de Charlie Munger e invertê-la. Veja minha lista de resoluções, cada uma com menos probabilidade de sucesso que a seguinte.

1. Poupe mais: este é o ano em que o chefe da família Ritholtz apertará os cintos e guardará dinheiro para os momentos de crise.

Saem: restaurantes caros, viagens de férias, apresentações na Broadway, shows de música e comédia stand-up, entregas em dois dias de coisas sem importância da Amazon. Leasings caros de carros, o barco e as taxas de atracação da marina, o assento de primeira classe no avião -- tudo isso acabou. Ah, e acabou também o café com leite no Starbucks.

Entram: streaming, cozinhar em casa, pegar livros emprestados em bibliotecas, férias sem viagens.

Faça um orçamento e respeite-o. Fácil, não?

2. Passe mais tempo com a família: qual é a dificuldade de conseguir mais 10 horas por semana para passar com seus entes queridos? Programe uma ou três noites de encontro com seu cônjuge, vá aos jogos e às apresentações dos filhos, convide os sogros para um brunch, leia histórias para fazer seus filhos dormirem. Família é tudo, certo?

3. Invista mais: você já está poupando o máximo do plano de aposentadoria, mas isso não quer dizer que não possa separar mais algum dinheiro para quando deixar de trabalhar ou para outros objetivos de investimento. Reúna alguns investimentos por temas -- por exemplo, empresas do ramo da maconha ou valores de baixa capitalização dos mercados emergentes -- e coloque algum dinheiro nisso todos os meses. Além disso, sempre que o mercado cair 10 por cento, vença seu próprio pânico e coloque algum dinheiro em um fundo que acompanhe o Standard & Poor's 500 Index. Poupar mais dinheiro é fácil. Então faça isso.

4. Perca peso/coma melhor: então, qual a dificuldade de fazer isso? Corte doces e gordura, reduza porções, não coma depois das 20:00, acrescente mais frutas e verduras frescas, coma menos alimentos processados. (Até porque você já deixou de ir a restaurantes). Ah, e limite-se a tomar uma taça de vinho tinto por dia -- deixe de lado os destilados e a cerveja. Os quilos a mais simplesmente desaparecerão.

5. Leia mais livros: os EUA publicam cerca de 300.000 novos títulos por ano, você certamente conseguirá encontrar tempo para ler alguns deles. Corte algum programa de televisão (ou parte daquele tempo com a família que você acaba de recuperar) para ter algumas horas para você. Em seguida, escolha alguns livros por mês para ler -- darei a você um pontapé inicial com duas listas por ano. Antes do que imagina você estará mais inteligente e melhor informado!

6. Vá para a academia: todos sabem os benefícios dos exercícios para a saúde. Levante alguns pesos, dê uns socos, pule corda, transpire um pouco. Compre uma máquina de remo, um stepper ou um aparelho elíptico, e mantenha a rotina. É garantido que você viverá mais e melhor.

7. Durma mais: como não pensei nisso antes? Basta dormir duas horas a mais por noite. Comece indo para a cama mais cedo e acordando um pouco mais tarde, e acabe com aquela meia hora no computador antes de ir para o escritório. É algo que você sempre quis fazer. Qual é a dificuldade?

8. Deixe de ser multitarefas: não responda instantaneamente a todos os e-mails e mensagens de texto. Além disso, desative as notificações que piscam, pulsam e vibram em seu smartphone a cada e-mail ou mensagem de texto que chega. Escolha dois momentos do dia para ler e responder. Quase instantaneamente você ficará presente a todo momento.

9. Reinvente-se: aprenda um novo idioma, tenha um novo hobby, faça trabalho voluntário. Se fizer tudo o que foi dito acima, com certeza você terá tempo suficiente para, com mais algumas horas por semana, se reinventar. Quando estiver praticando isso, entregue-se ao seu lado criativo, deixe as coisas negativas do passado de lado, divirta-se com o que o futuro te reserva. Veja bem, transformar-se em uma versão melhor de você é possível.

10. Deixe de procrastinar/de se atrasar: só porque esperei o ano terminar para publicar esta lista não quer dizer que eu esteja menos empenhado em acabar com meu costume de adiar tudo até o último minuto. Se eu posso fazer isso, você também pode.

E para terminar, um último conselho -- este, sim, para ser levado a sério: faça pequenas mudanças viáveis em direção a um conjunto de metas mensuráveis ou a um objetivo definido com clareza que tenha um ciclo positivo de feedback. Essa é uma resolução que eu sou capaz de cumprir.

Esta coluna não reflete necessariamente a opinião do conselho editorial ou da Bloomberg LP e seus proprietários.