IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Israel está pronto para iniciar projeto de água com a Jordânia

Gwen Ackerman

03/01/2019 11h26

(Bloomberg) -- O ministro de Cooperação Regional de Israel anunciou que o país está pronto para tocar um projeto bilionário com a Jordânia para levar água do Mar Vermelho para o Mar Morto. A ideia vem sendo trabalhada há anos.

Segundo Tzachi Hanegbi, o governo israelense deve aprovar a obra que transportará água do Mar Vermelho até um centro de dessalinização no porto de Aqaba, na Jordânia. A salmoura resultante passará por 200 quilômetros de dutos até chegar ao Mar Morto, o lago salgado margeado por Jordânia, Israel e Cisjordânia que vem encolhendo rapidamente, criando uma série de problemas ambientais.

De acordo com Hanegbi, cada país se comprometerá em liberar US$ 40 milhões anualmente para o projeto durante 25 anos, totalizando pelo menos US$ 2 bilhões. O Ministério de Água da Jordânia não retornou a solicitação de comentário da reportagem.

A obra poderá aliviar a grave escassez de recursos hídricos na Jordânia e os palestinos poderão comprar água dessalinizada a preço de custo, disse Hanegbi. O projeto também visa reduzir a evaporação do Mar Morto, onde Jordânia e Israel extraem potassa e promovem turismo. Uma usina hidrelétrica fornecerá energia para os dois países.

Tensão bilateral

Os vizinhos concordaram em trabalhar juntos no projeto em 2013, mas sua implementação vem sendo adiada por tensões políticas, incluindo a paralisação do processo de paz entre israelenses e palestinos e um episódio no qual dois jordanianos foram mortos por um segurança na embaixada de Israel em Amã, em 2017.

A organização humanitária global Mercy Corps estima que a Jordânia esgotará suas fontes subterrâneas de água doce nos próximos 40 anos. Israel enxerga a colaboração como forma de melhorar o relacionamento com a Jordânia, que permanece complicado apesar do acordo de paz celebrado em 1994.

"Isso é importante para a cooperação regional", disse Hanegbi em entrevista por telefone. "O primeiro-ministro Benjamin Netanyahu foi convencido de que a paz tem preço e concordou."

Eleições antecipadas

Os comentários de Hanegbi foram feitos uma semana depois de Netanyahu convocar a antecipação das eleições de novembro para abril. Em seu mandato anterior, o primeiro-ministro priorizou a melhora do relacionamento com países árabes.

Hanegbi negou que o processo eleitoral tenha influenciado o rumo do projeto de água, afirmando que a decisão veio após meses de negociações nos bastidores com a contraparte dele na Jordânia. O conselheiro de Segurança Nacional Meir Ben Shabbat participou das conversas, acrescentou Hanegbi.

"Este é o maior projeto conjunto no Oriente Médio entre Israel e um país árabe", disse Hanegbi. "A Jordânia tem questões severas com a água e Israel quer manter a estabilidade na Jordânia. É o país com o qual nossa fronteira é mais longa."

Um estudo de viabilidade do projeto realizado pelo Banco Mundial em 2014 concluiu que, se nenhuma providência for tomada, a área próxima ao Mar Morto sofrerá com mais afundamentos, depósitos de lama e deslizamentos que afetarão ecossistemas aquáticos e terrestres, o turismo e a indústria química. O nível de água do Mar Morto vem diminuindo mais de um metro por ano.

--Com a colaboração de Mohammad Tayseer.