Huawei rebaixa funcionários após tuíte embaraçoso com iPhone
(Bloomberg) — A Huawei Technologies pode se melindrar facilmente com seus telefones. Nesta semana, a empresa chinesa de rápido crescimento rebaixou e reduziu os salários de dois funcionários que foram responsabilizados por um tuíte com uma saudação de ano-novo da conta oficial da Huawei — enviado de um iPhone.
A situação foi constrangedora para a maior fabricante de equipamentos de telecomunicações da China, que superou a Apple como segunda maior marca de smartphones do mundo em 2018 e hoje mira o primeiro lugar. O deslize se dá em um momento de tensão elevada em que a diretora financeira, Meng Wanzhou, enfrenta uma possível extradição para os EUA por uma suposta fraude bancária.
O fato pode ter causado ainda mais irritação em Shenzhen depois que vários blogs americanos populares, como o 9to5mac, enfatizaram o fato e republicaram o tuíte já deletado marcado com a mensagem "via Twitter para iPhone".
A Huawei culpou uma agência contratada para gerenciar suas redes sociais no exterior pela gafe, mas também reprimiu os dois trabalhadores. A punição incluiu uma dedução de 5.000 yuans (US$ 730) do salário mensal e um rebaixamento de um nível, segundo comunicado interno visto pela Bloomberg News. Um dos dois funcionários era o chefe da equipe de marketing digital da Huawei, segundo o comunicado que circulou entre a equipe de relações públicas e governamentais e vários funcionários da unidade de negócios de consumo. A Huawei preferiu não fazer comentários para essa reportagem.
Os funcionários agora precisam "controlar mais o gerenciamento de fornecedores e parceiros", afirmou a Huawei em seu comunicado. "O incidente expôs falhas em nossos processos e em nossa gestão."
To contact Bloomberg News staff for this story: Gao Yuan em Pequim, ygao199@bloomberg.net
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.