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Preços altos afastam Apple do mercado de smartphones chinês

Ian King e Mark Gurman

04/01/2019 11h34

(Bloomberg) -- A queda da demanda por iPhones na China mostra que o principal produto da Apple é prejudicado pelo preço elevado e pela ascensão de aparelhos concorrentes mais baratos e mais comparáveis no maior mercado do mundo.

A empresa citou dificuldades nas vendas do iPhone na China ao reduzir sua projeção trimestral de receita, na quarta-feira, pela primeira vez em quase duas décadas. O CEO Tim Cook disse que uma série de fatores contribuiu para a revisão das perspectivas no período das festas de fim de ano, como o dólar valorizado, a redução dos subsídios das provedoras de serviços de telefonia e o fato de clientes atuais manterem modelos mais antigos fazendo apenas a substituição da bateria, o que sai mais barato. Ele não mencionou que a Apple havia fixado preços estratosféricos para os novos modelos.

O iPhone XS Max, o atual top de linha, é vendido a partir de 9.599 yuans (US$ 1.400) na China. Os principais aparelhos da Huawei Technologies e da Oppo custam 4.000 yuans a 5.000 yuans, cerca de metade do preço de um iPhone. Alguns dos smartphones de nível de entrada da marca Vivo custam um quarto do preço. Mesmo o iPhone XR, da Apple, que deveria ser uma alternativa de baixo custo aos iPhones de ponta, custa cerca de 1.000 yuans mais do que os aparelhos concorrentes.

O salário mensal médio dos funcionários administrativos na China foi de 7.850 yuans no terceiro trimestre de 2018, o que significa que a maioria dos novos iPhones custa mais de um mês de trabalho, segundo um relatório de pesquisa da Zhaopin Limited, uma empresa chinesa de recrutamento e emprego.

O iPhone é o produto mais importante da Apple, respondendo por dois terços da receita da empresa e contribuindo mais para o resultado final por meio de dispositivos conectados como Apple Watch e AirPods e serviços como Apple Music e App Store. A China também é um dos mercados mais importantes da Apple, antes chamado de "hipermercado" por Cook.

As ações da Apple caíram 10 por cento em Nova York na quinta-feira, maior queda em quase seis anos, após o alerta. Fornecedores da Ásia como a Japan Display e a Minebea Mitsumi despencaram nas negociações desta sexta-feira.

Além do preço, alguns consumidores da China fugiram para concorrentes como os telefones da Huawei, por sua combinação de tampas traseiras exclusivas e sistemas de câmera, e para novas empresas como a OnePlus por causa da velocidade. Ao anunciar a nova projeção, Cook disse que o mercado de smartphones chinês está encolhendo e observou que a movimentação de clientes nas lojas da Apple caiu nos últimos meses.

"Os iPhones da Apple estão enfrentando um mercado saturado de smartphones de alto padrão, com a desaceleração do crescimento e o aumento da concorrência na China", disse Anshul Gupta, diretor de pesquisa da Gartner, no mês passado, quando a empresa divulgou seus últimos números de vendas de smartphones.

A Apple reconheceu que seus preços na China podem estar muito altos e expandiu uma promoção recente de troca de iPhones dos EUA para a região no fim de dezembro. Em seu website chinês, a Apple atualmente anuncia o iPhone XR por 4.399 yuans recebendo em troca um iPhone 7 Plus.

--Com a colaboração de Selina Wang.

Repórteres da matéria original: Ian King em São Francisco, ianking@bloomberg.net;Mark Gurman em San Francisco, mgurman1@bloomberg.net