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Americanos ricos trocam SUV por station wagons

Kyle Stock

07/01/2019 15h45

(Bloomberg) -- Os imponentes e volumosos SUVs estão passando por cima da indústria automobilística, atropelando sedãs, compactos e qualquer outra coisa que não se pareça com uma tartaruga de 2 toneladas. E, no entanto, em meio à carnificina, a sóbria e destemida station wagon saiu ilesa.

Na verdade, ela está pisando no acelerador graças a uma série de novos modelos. Os consumidores dos EUA compraram 212.000 peruas novas no ano passado, 29 por cento a mais que cinco anos antes, de acordo com novos dados da Edmunds.com. Embora esses carros ainda sejam o mais estreito dos produtos de nicho, essa taxa de crescimento supera algumas das máquinas mais populares do setor, assim como a longa fila dos tamanhos e formatos de veículos que estão desaparecendo rapidamente.

"O vencedor da morte do carro é a station wagon", disse Karl Brauer, editor executivo da Autotrader e do Kelley Blue Book. "Você tem o carro em uma ponta do espectro e o SUV na outra; a perua fica bem no meio desses dois."

O aumento modesto das vendas desmente um discurso antigo das diretorias de Detroit e Stuttgart: os americanos não compram station wagons - pelo menos não mais. Existe certa verdade nisso: inclusive agora, o veículo familiar e de carroceria baixa corresponde a menos de 2 por cento do mercado automotivo dos EUA.

Mas, na corrida maluca para fabricar e vender SUVs de todos os formatos e tamanhos, a sonolenta e velha perua começou a parecer um espaço vazio estratégico. No papel, ela não é tão diferente de um utilitário esportivo quanto pessoalmente. Em termos relativos, uma perua pode transportar a mesma carga que um SUV e, por estar mais perto do chão, tem melhor manuseio e é menos propensa a capotar. Esses argumentos eram basicamente inúteis cinco anos atrás, mas hoje fazem toda a diferença para o comprador ocasional que reluta em ser o mais novo no quarteirão a se conformar com o clube do crossover.

As fabricantes de automóveis, percebendo isso, encomendaram mais algumas. A Volkswagen levou seu novo Golf SportWagen para o outro lado do Atlântico em 2015. No segundo trimestre do ano seguinte, a Volvo lançou seu V90, um elegante descendente dos tanques yuppies quadradões que tornaram a marca famosa nos anos 1980. Um mês depois, a Buick revelou o Regal TourX, uma versão perua do seu sedã de médio porte. E no terceiro trimestre de 2017, a Jaguar atacou com seu XF Sportbrake, apenas alguns meses antes de a Porsche estender o teto do seu Panamera, dando finalmente aos motoristas endinheirados uma alternativa às station wagons da Audi, da BMW e da Mercedes.

"Tem um grupo de consumidores que está muito interessado na versatilidade e na capacidade de um SUV, mas eles não querem ser vistos como alguém que simplesmente segue a corrente", disse o diretor de marketing da Buick, Sam Russell.

"Se você garantir o estilo, acho que sempre haverá uma oportunidade para as station wagons", disse Russell. "É algo diferente para consumidores que são diferentes."

De fato, as vendas do TourX aumentaram continuamente nos 12 meses desde que elas chegaram às concessionárias. Um ponto crítico a observar é que seus compradores são, em média, mais ricos do que as pessoas que optam pelo Enclave, o maior e mais caro dos SUVs da Buick.

Eles também têm maior escolaridade.