Daimler e Bosch entram na era do táxi-robô com veículo lento
(Bloomberg) -- Há quatro anos, a Daimler deslumbrou com um salão de luxo e autonomia em Las Vegas com um veículo-conceito que ostentava um interior elegante e prometia mimar seus passageiros endinheirados no futuro automotivo.
Neste ano, a fabricante da Mercedes-Benz está de volta à feira anual Consumer Electronics Show (CES), mas com uma abordagem mais utilitária: um veículo autônomo que parece uma bolha e foi projetado para transportar pessoas e mercadorias pela cidade a velocidades limitadas.
A transição dos reluzentes conceitos de luxo para transportadores de pessoas quadradões salienta uma mudança na corrida em direção aos veículos autônomos. Embora os carros sem motorista possam demorar para chegar às vias públicas, os serviços de transporte em áreas confinadas começaram a parecer mais viáveis, pelo menos nos próximos anos.
"Esses veículos têm uma complexidade técnica moderada e se movem em velocidades baixas, por isso são mais fáceis de produzir que os carros convencionais", disse Wolfgang Bernhart, sócio da consultoria Roland Berger, em entrevista por telefone. "Como um todo, o potencial para veículos com propósitos especiais e direção autônoma é significativo."
As vendas de veículos autônomos chegarão a cerca de 1 milhão de unidades em 2020 e poderão mais do que dobrar, para 2,5 milhões, até 2025, estima a consultoria. Embora sejam apenas uma fração das remessas globais de carros, elas superam as vendas do ano passado na Mercedes, a fabricante de carros de luxo mais vendida do mundo.
Veja um resumo de alguns dos principais conceitos apresentados na CES deste ano e em outros lugares:
Vision Urbanetic, da Daimler
Mobilidade sob demanda para até 12 pessoasOs chassis movidos a eletricidade têm corpos permutáveis para se transformar em uma versão cargueira
Transporte sem motorista da Bosch
Conceito concebido para quatro pessoasO serviço de concierge oferece reservas, recomendações, dicas de viagemUsuários podem utilizar serviço de pagamento eletrônico da Bosch para pagar
Sedric, da Volkswagen
Os conceitos mais recentes são um miniônibus escolar ou um táxi autônomo para quatro pessoasAdequado para compartilhamento de carro ou uso pessoalProvavelmente chegará às ruas por volta de 2025
May Mobility
Startup financiada pela BMW que transporta trabalhadores de Detroit de um estacionamento para escritóriosVeículos elétricos de seis lugares ainda têm atendente a bordoVeículos operam em circuito fechado nas vias públicas do centro de Detroit
Entre os concorrentes está o ônibus autônomo Cube, da Continental, e a ZF Friedrichshafen, outra grande fornecedora alemã de autopeças, uniu forças com a startup e.Go Mobile para começar a fabricar veículos sem motorista no final de 2019. A ZF também está apresentando uma van autônoma na CES para demonstrar as capacidades da empresa na integração de sensores como radar e câmeras.
Ainda existem obstáculos técnicos significativos para os veículos autônomos que enfrentam situações em vias públicas que, muitas vezes, são difíceis de prever. A Bosch e a Daimler iniciaram um teste conjunto usando um serviço automatizado de transporte compartilhado usando sedãs Mercedes Classe S em San Jose, na Califórnia.
"Continuamos realistas de que os modelos de negócios robóticos ainda levarão uma quantidade significativa de tempo e precisarão de melhorias tecnológicas significativas para serem implementados em escala e com lucro", disse Arndt Ellinghorst, analista da Evercore ISI em Londres, em nota a clientes. No entanto, "agora compreende-se bem que o risco de cruzar os braços e esperar é grande demais", disse ele.
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