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Elon Musk projeta um futuro para a Tesla na China

Benedikt Kammel e Yan Zhang

08/01/2019 11h36

(Bloomberg) -- De pé em um vasto terreno lamacento que parecia um cenário digno de um filme apocalíptico, Elon Musk exibia sua mistura habitual de otimismo e humor autodepreciativo.

Musk compareceu a essa inóspita periferia de Xangai em uma segunda-feira chuvosa para inaugurar a primeira instalação de produção de carros da Tesla fora dos EUA. E, no característico jeito de Musk, ele fez grandes promessas com uma atitude positiva, acompanhado por um grupo de autoridades chinesas que apoiam fervorosamente a frente da Tesla na China, o maior mercado automobilístico do mundo.

Antes do evento, Musk se comportou como antigamente: uma sequência rápida de tweets borbulhando de empolgação, uma dose de celebridade (a rapper Grimes, sua namorada intermitente, acompanhou-o na viagem à China) e um cronograma exigente até mesmo para os padrões chineses, onde o planejamento centralizado não desconhece o conceito de projetos de construção ambiciosos e revolucionários. A Tesla quer que a fábrica comece a produzir carros Model 3 até o final do ano.

Em meio à toda a fanfarra e socialização oficial, Musk injetou uma dose cômica e juvenil no evento. Seu feed do Twitter, avidamente seguido, de repente passou a apresentar uma nova foto de perfil que mostrava o bilionário com um bigode tão desajeitadamente rabiscado que parecia obra de um ataque - embora inofensivo - de algum hacker. Um porta-voz de Musk confirmou mais tarde que o tweet era de fato real e da autoria do próprio Musk.

Para um executivo que construiu seu status de culto em grande parte desafiando as probabilidades e combatendo os pessimistas, poucos lugares seriam mais adequados do que esse terreno lamacento. A Tesla quer que a fase inicial de construção esteja concluída em meados do ano e que os carros fabricados na China comecem a sair da linha de produção por volta do fim de 2019. A capacidade é de 500.000 unidades, para versões acessíveis do Model 3 e do Model Y da Tesla para a Grande China.

Muita coisa depende da primeira fábrica de automóveis de Musk fora dos EUA, o que explica essa pressa. BMW, Mercedes e Audi têm planos para começar a produção local de SUVs elétricos. Musk disse que a fabricação local é um fator essencial para o sucesso, e a briga comercial não resolvida entre os EUA e a China continua sendo uma grande dor de cabeça para qualquer fabricante que produz nos EUA e exporta para a China. No total, Musk quer injetar US$ 5 bilhões nas instalações de Xangai, de acordo com pessoas familiarizadas com os planos dele.

No momento em que o evento foi encerrado, o otimismo de Musk havia contagiado os locais.

"A chuva representa a fortuna", disse o vice-prefeito de Xangai, Wu Qing, na cerimônia. "A chuva hoje poderia ser um prenúncio de que o Sr. Musk e a Tesla farão uma grande fortuna aqui."

Repórteres da matéria original: Benedikt Kammel em Berlim, bkammel@bloomberg.net;Yan Zhang em Pequim, yzhang1044@bloomberg.net