Para que lado fica o Norte? Cientistas têm nova resposta
(Bloomberg) -- Sua bússola não aponta para o norte como antes.
O motivo é que o campo magnético do planeta não fica parado. Ele mudou tanto nos últimos anos que os cientistas acabam de atualizar o modelo, um ano antes do previsto.
O modelo magnético mundial normalmente recebe atualizações a cada cinco anos e a próxima deveria ocorrer no fim de 2019. Mas a atualização foi antecipada porque o polo magnético norte mudou muito, disseram os Centros Nacionais de Informação Ambiental dos EUA em comunicado, na segunda-feira. Os cientistas não sabem exatamente por que o ritmo acelerou.
O campo magnético é o que faz com que as bússolas apontem para o norte e é um auxílio de navegação fundamental para as forças armadas, as empresas aéreas comerciais, a navegação e as operações de busca e salvamento no mundo. O polo magnético norte fica atualmente no Oceano Ártico, muito ao norte do Canadá e relativamente próximo do Polo Norte real (que seria o ponto do globo no qual as linhas de longitude convergem, no eixo rotacional do planeta).
"Ele está se movendo cerca de 130 metros por dia", disse Robyn Fiori, pesquisadora de ciências da Terra no Ministério dos Recursos Naturais do Canadá, por e-mail. Na velocidade e no curso atual, "chegará à Sibéria em menos de 40 anos".
O norte magnético se moveu cerca de 2.200 quilômetros a norte e a oeste desde que foi identificado pela primeira vez, no território de Nunavut, no Canadá, em 1831. Ele saiu do continente em 2001.
O campo também protege a Terra da radiação solar mortal, mas não existe nenhuma preocupação de que essa função seja afetada pelos deslocamentos, disse Fiori. "O campo magnético da Terra continuará nos protegendo."
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.