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Rede de lanchonetes fecha lojas em que cliente paga quanto quer

Leslie Patton

05/02/2019 15h13

(Bloomberg) -- Acabou a comida grátis na Panera.

A rede de lanchonetes fechará o último estabelecimento onde o cliente paga o que pode na semana que vem, depois de concluir que o modelo não é sustentável. A empresa já fechou as outras cafeterias que servem refeições gratuitas em todo o país, incluindo unidades em Chicago; Clayton, Missouri; Portland, Oregon; e Dearborn, Michigan, e sua loja conceito de Boston fechará as portas em 15 de fevereiro, após seis anos em funcionamento.

A ideia original era permitir que, pela refeição, os clientes fizessem uma doação sugerida, em uma tentativa de aumentar a conscientização a respeito da fome nos EUA. Os recursos coletados deveriam cobrir os custos operacionais da loja e bancar a parte daqueles que não podiam pagar uma refeição.

"Apesar do nosso compromisso com a missão, ficou claro que a operação da Boston Panera Cares não é mais viável", anunciou a Panera Bread em comunicado enviado por e-mail. "Estamos trabalhando com os colaboradores atuais de padaria e cafeteria afetados pelo fechamento para identificar oportunidades alternativas de emprego dentro da Panera e da Au Bon Pain."

A rede de propriedade da JAB Holding informou que quem deveria comer no estabelecimento eram aqueles que não podiam pagar a comida, incluindo clientes sem-teto. O objetivo era criar um sentimento de comunidade, mas a iniciativa também lançou luz sobre as tensões que surgem quando empresas privadas tentam ser receptivas a todos -- um desafio que o rival Starbucks também enfrentou.

O Starbucks vem treinando os funcionários para que tratem como cliente qualquer pessoa que entrar na loja -- esteja comprando ou não. A rede de cafeterias ainda está tentando limpar sua imagem após uma polêmica de grande repercussão no ano passado em que o gerente de uma loja chamou a polícia por causa de dois clientes negros, que depois explicaram que estavam esperando para iniciar uma reunião de negócios.