IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Experimento da Netflix na Itália gera especulação sobre preços

Nick Turner e Lucas Shaw

01/03/2019 12h38

(Bloomberg) -- A Netflix está experimentando cobrar preços mais altos na Itália, um sinal de que poderia elevar as tarifas em breve para todos os seus clientes em um dos maiores mercados da Europa.

A empresa vem testando um novo esquema de preços para alguns usuários que leva o plano premium a cerca de 18 euros (US$ 20,50) por mês, uma mudança observada pelo blog local Smartworld. Seus preços atuais na União Europeia variam de 8 a 14 euros.

A Netflix vem aumentando os preços em mercados de todo o mundo nos últimos anos, elevando sua receita para poder gastar cada vez mais em novos programas e filmes. A empresa já aumentou os preços nos EUA, seu maior mercado, algumas vezes.

O último aumento de preço nos EUA, anunciado no mês passado, elevou em 10 por cento o custo do plano mais popular da Netflix, para US$ 11. Analistas e investidores costumavam temer que os aumentos de preços levassem os clientes a cancelar suas assinaturas. Mas os usuários permaneceram fiéis, e os investidores aprovaram o mais recente aumento nos EUA.

Quanto à Itália, a Netflix alertou que as mudanças de preço ainda são apenas uma experiência.

"Estamos testando preços levemente diferentes para entender melhor como os membros valorizam a Netflix", afirmou a empresa com sede em Los Gatos, na Califórnia, em comunicado. "Nem todo mundo vai ver esse teste, e talvez nunca cheguemos a implementar esses preços específicos fora desse teste. Nosso objetivo é garantir que a Netflix sempre tenha uma ótima relação custo-benefício."

Repórteres da matéria original: Nick Turner em Los Angeles, nturner7@bloomberg.net;Lucas Shaw em Los Angeles, lshaw31@bloomberg.net