Intel lança novos chips para servidores visando manter liderança
(Bloomberg) -- A Intel, maior fabricante de processadores para computador, anunciou novos tipos de chips para servidores, visando manter seu domínio em um dos segmentos mais lucrativos da indústria de semicondutores.
A empresa está lançando 90 versões diferentes do processador Xeon com o objetivo de expandir o tipo de trabalho que seu modelo mais lucrativo pode fazer. O modelo mais sofisticado, o Xeon Platinum 9200 terá 56 núcleos de processamento.
A maior fabricante de chips dos Estados Unidos está tentando tranquilizar os clientes, particularmente grandes compradoras como Amazon, Google e Microsoft, que seus produtos podem continuar a oferecer ganhos de desempenho e são mais adequados às suas necessidades sempre crescentes.
Novos projetos são importantes em um momento em que a Intel está lutando para melhorar a produção, após décadas de liderança no setor. A rival Advanced Micro Devices tem novos chips que estão conquistando mercado e grandes empresas de centro de dados estão experimentando projetar seus próprios chips.
Os novos processadores Xeon têm elementos embutidos que ajudam no trabalho de inteligência artificial, disse a Intel. Eles também terão links para um novo tipo de memória que a própria Intel criou, chamada Optane. Essa tecnologia de armazenamento foi projetada para melhorar o fluxo de informações para os processadores, um elemento crucial para acelerar o desempenho do computador, disse a Intel.
Se a Intel puder vender chips aos servidores para novas tarefas de computação, como networking, isso pode assegurar o crescimento. A empresa apenas tocou a superfície desses novos mercados, disse Navin Shenoy, chefe da divisão de chips para servidores da Intel. A receita desse negócio subiu mais de 20% para US$ 23 bilhões no ano passado.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.