FDA investiga possível risco de convulsão por cigarro eletrônico
(Bloomberg) -- O órgão de administração de alimentos e medicamentos dos EUA (FDA) disse que está investigando um pequeno número de relatos feitos em alguns anos por usuários de cigarros eletrônicos que estão sofrendo convulsões.
A possível ligação foi percebida principalmente em jovens, disse o representante do FDA, Scott Gottlieb, e a representante adjunta principal, Amy Abernethy, em um comunicado feito na quarta-feira. O FDA informou que recebeu 35 relatos de convulsões possivelmente relacionadas ao uso de cigarros eletrônicos entre 2010 e o início deste ano, e está receoso de que esses números possam indicar um fenômeno mais amplo.
"Queremos deixar claro que ainda não sabemos se há uma relação direta entre o uso de cigarros eletrônicos e o risco de convulsão", disse Gottlieb a um subcomitê de verbas da Câmara dos Deputados em uma audiência sobre o pedido de orçamento feito pelo órgão.
O FDA está levantando a questão para incentivar o público a relatar eventos adversos relacionados a cigarros eletrônicos no portal do FDA na internet. Convulsões são um risco conhecido associado à ingestão de líquidos de nicotina usados em cigarros eletrônicos.
O FDA está particularmente preocupado com uma epidemia entre jovens associada aos populares cigarros eletrônicos fabricados pela Juul Labs e recentemente propôs restringir as vendas de produtos com sabor em lojas de varejo. O órgão disse em seu comunicado na quarta-feira que, em muitos dos relatórios sobre convulsão, não conseguiu identificar uma marca ou submarca específica do dispositivo.
Altria, Philip Morris e BAT não responderam imediatamente aos pedidos para comentar sobre o caso. A Philip Morris está buscando a aprovação nos EUA para o IQOS, um dispositivo que compete com o da Juul Labs, já sendo vendido em muitos países. A Altria tem um acordo para comercializar o IQOS se liberado para venda nos EUA.
Nos relatórios que o FDA recebeu, alguns usuários relataram um evento de convulsões anterior e alguns contaram que tinham usado outras substâncias, como maconha ou anfetaminas, junto com cigarros eletrônicos.
--Com a colaboração de Tiffany Kary e Ellen Huet.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.