Varejistas em dificuldade buscam executivos para vagas de CEOs
(Bloomberg) -- A Sears Holdings ainda não anunciou um novo CEO desde que se reergueu de um confuso processo de recuperação no mês passado, sem um plano de negócios claro. Se outras mudanças no varejo forem um sinal de melhora, isso pode demorar um pouco.
Com varejistas que atuam em lojas físicas sob pressão, liderar torna-se uma empreitada difícil. Os novos executivos podem encontrar lojas entulhadas de estoque não vendido, credores impacientes e uma força de trabalho seriamente desanimada.
Os desafios operacionais específicos para o varejo podem tornar mais difícil o recrutamento de executivos, disse Christa Hart, diretora sênior de varejo e prática de consumo da FTI Consulting. Por exemplo, a complexidade de lidar com centenas de lojas e contratos diferentes, trabalhar com fornecedores e tentar implantar mudanças de longo prazo com produtos enquanto acionistas buscam resultados rápidos, disse ela.
"Você está virando a direção do barco com uma tripulação que teme por sua carreira", disse Les Berglass, fundador da Berglass and Associates, uma empresa de busca de executivos para o varejo.
O CEO de uma varejista que foi à falência deve estar preparado para enfrentar "o fardo do estoque" e um quadro de colaboradores que provavelmente já perdeu seus melhores funcionários, disse ele. Mas algumas pessoas podem agarrar esse tipo de oportunidade e um nome como a Sears oferece seu próprio apelo. "Há uma oportunidade de se criar um legado", disse Steve Nilsen, sócio da Boyden Global Executive Search em Atlanta. É "mais uma chance de se construir algo espetacular, algo que pareça quase impossível'.
Porta-vozes da Sears e da ESL Investments disseram em um comunicado em fevereiro que a empresa quer buscar um CEO com "um histórico de sucesso no gerenciamento de plataforma de negócios e na efetivação de transformações dinâmicas em larga escala".
Um representante da J.C. Penney observou que quatro executivos sêniores lideraram em conjunto as operações diárias da empresa depois que seu último CEO saiu. Um porta-voz da Tailored Brands observou que seu atual chefe, Dinesh Lathi, trabalhou como presidente executivo enquanto a empresa realizava buscas abrangentes de CEOs e Lathi acabou conseguindo o cargo. Outros representantes da empresa não responderam a pedidos de comentário.
--Com a colaboração de Eliza Ronalds-Hannon.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.