Logo Pagbenk Seu dinheiro rende mais
Topo

Desempenho de fundos de hedge decepciona no 1º trimestre

Katia Porzecanski

04/04/2019 15h07

(Bloomberg) -- Já estão disponíveis dados do primeiro trimestre de vários dos maiores gestores de fundos de hedge, que investem bilhões de dólares em estratégias e classes de ativos. Para a maior parte, os resultados ficaram abaixo do esperado.

Dos seis principais fundos com taxas de retornos disponíveis, todos tiveram desempenho inferior ao mercado de ações global, cujos ganhos foram os maiores em nove anos no último trimestre. Com índices de títulos também em alta, a pressão sobre fundos de hedge para provar sua resistência - e justificar suas comissões - continua. Um hedge fund multiestratégia obteve retorno médio de 1,24%, segundo estimativas preliminares ponderadas por ativos da Eurekahedge.

O principal fundo da Citadel, comandada por Ken Griffin, com US$ 29 bilhões sob gestão, lidera as plataformas com vários gestores, que contam com pequenas equipes de operadores para administrar os recursos de forma independente.

A Och-Ziff Capital Management, cujo fundo de hedge multiestratégia não é estruturado como plataforma, superou o desempenho de todos. O fundo, que administrava US$ 10,4 bilhões em 31 de dezembro, teve ganho de 7,93% nos primeiros três meses do ano, segundo comunicado da empresa.

O índice S&P 500 proporcionou retorno de 14% aos investidores, enquanto títulos de alto rendimento do mercado norte-americano mostraram ganho de 7,3%, segundo os índices Bloomberg Barclays. Bônus dos EUA com grau de investimento subiram pelo terceiro trimestre consecutivo.