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Parceria da Microsoft busca reduzir poluição de navios

Emily Chasan

04/04/2019 15h25

(Bloomberg) -- Ao meio-dia, todos os dias - quando o sol está em seu ponto mais alto -, a frota mundial de navios marítimos comerciais informa sua posição, velocidade e condições climáticas. É a principal maneira usada pelos navios para rastrearem o consumo de combustível e buscarem sua redução, e estão fazendo isso há pelo menos 200 anos.

Certamente, há uma melhor maneira, e as maiores empresas de tecnologia do mundo estão investindo milhões para descobri-la antes que os preços dos combustíveis disparem com as novas regras de embarque em janeiro.

O braço de capital de risco da Microsoft, a M12, acaba de anunciar que está liderando uma rodada de financiamento de US$ 11 milhões para a Nautilus Labs, uma startup de Nova York que usa inteligência artificial para aumentar a eficiência de combustível em navios. A NVIDIA, da Califórnia, tem uma parceria com outra startup de inteligência artificial em São Francisco. A Hitachi, do Japão, busca tecnologia similar na Europa.

Os navios marítimos, que transportam cerca de 90% das mercadorias do mundo, geram cerca de 3% das emissões globais de carbono. Também desperdiçam muito combustível com decisões equivocadas.

"A maioria das empresas não sabe ou não tem certeza sobre quanto combustível seus navios realmente consomem", disse Matt Heider, diretor-presidente da Nautilus Labs. Dados mais frequentes sobre padrões climáticos e velocidade das embarcações podem levar a melhores decisões que reduzam o consumo de combustível, disse.

É aí que as empresas de tecnologia entram. A Nautilus diz que pode usar inteligência artificial para fornecer análises e alertas em tempo real para as equipes de bordo e, assim, ajudar a reduzir mais de 10% das emissões em uma única viagem. Por exemplo, se um navio é alertado de que está viajando rápido demais à noite, pode diminuir a velocidade e economizar combustível.

É um fator cada vez mais importante, pois novas regras internacionais exigirão que os navios reduzam seu nível de poluição. Coletivamente, os navios comerciais já gastam US$ 100 bilhões por ano em combustíveis com o maior teor de enxofre do mundo, representando cerca de 5% da demanda global de petróleo.

Combustíveis mais limpos e de melhor qualidade e o biocombustível são mais caros, um incentivo adicional para as empresas diminuírem o consumo. Melhorar a eficiência com dados é potencialmente mais barato e mais rápido do que algumas outras iniciativas em andamento, como a instalação de depuradores em navios comerciais que impedem a emissão do enxofre e o desenvolvimento de novas tecnologias de bolhas de ar e vento para reduzir o atrito nas embarcações.