Fornecedoras tentam melhorar conforto nos voos comerciais
(Bloomberg) -- Com comida sofrível e poltronas apertadas, pegar voos comerciais perdeu a aura mística faz tempo. Mas empresas do setor aeroespacial ainda trabalham para melhorar a experiência dos passageiros.
Neste mercado tão competitivo, o conforto na cabine pode ajudar as companhias aéreas a vender passagens. Recursos das cabines (e a falta deles) são assunto frequente nas redes sociais.
Na Exposição de Interiores de Aeronaves, que acontece anualmente em Hamburgo, centenas de fornecedoras exibiram novos assentos, tecidos, sistemas de iluminação e entretenimento à bordo e layouts criativos. Uma grande tendência na feira deste ano é aproveitar melhor os dados gerados na cabine para oferecer uma experiência personalizada, ajudar comissários e facilitar a manutenção das áreas de alimentação e da classe executiva.
Estas são algumas das tendências apresentadas na feira deste ano, que conta com mais de 500 exibidores.
Sinta-se em casa
Ao longo das décadas, os tecidos dos assentos e os revestimentos das cabines passaram de tons psicodélicos a neutros. A tendência agora é tentar criar uma sensação doméstica. A Lantal Textiles apresentou cortinas com trama fofa e tridimensional. A Lonseal oferece piso que imita madeira.
A iluminação que cria um ambiente agradável é outra fonte de inovação nas cabines, mas a nova geração de LED também ajuda a reduzir o peso das aeronaves.
Conforto (mesmo na classe econômica)
Poltronas que se transformam em camas são comuns na primeira classe e na classe executiva há mais de uma década, mas o humilde assento da classe econômica permaneceu estreito, leve e pouco confortável. A Recaro Holding apresentou uma versão repaginada do assento CL3710, feito especialmente para voos longos, que vem com suporte para o pescoço e apoio retrátil para sustentar as pernas. Já a Lantal desenvolve um sistema de controle de temperatura do assento para aliviar quem sente frio ou calor.
Na parte mais luxuosa da cabine, a Airbus testa uma espécie de canto com assento, que combina uma poltrona com apoio que pode ser usado para reuniões ou esticado para servir como cama.
Aromas e sensibilidade
Há quem sinta enjoo com os odores que circulam pela cabine. A Panasonic Avionics apresentou um sistema desodorante que purifica o ar em torno de um passageiro (da classe executiva), usando minúsculas partículas eletrostáticas atomizadas que neutralizam odores e combatem vírus e bactérias.
Na Fokker Technologies, a ideia é perfumar as cabines com fragrâncias marcantes. A companhia desenvolve com a empresa de cosméticos Rituals um produto que se espalha pelo sistema de ar condicionado, prometendo maior conforto e a possibilidade de criar um perfume que seja associado à marca.
Mapas
A Panasonic criou um mapa que usa as informações do programa de fidelidade e integra sistemas de entretenimento à bordo e detalhes sobre o destino do passageiro. O mapa também permitirá o uso de dados do serviço FlightAware, que acompanha a trajetória de outras aeronaves.
Bagageiros inteligentes
Ninguém gosta de esperar suas malas despontarem na esteira após um voo longo e muita gente evita despachá-las, o que deixa lotados os bagageiros das cabines. Airbus e Boeing estão desenvolvendo bagageiros maiores. A Airbus também quer que sejam inteligentes e incluiu sensores de peso que geram dados importantes sobre a ocupação dos aviões. No futuro, a Airbus quer dar aos passageiros a possibilidade de reservar espaço no bagageiro, evitando disputas na cabine.
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