Topo

Rússia e China podem ser únicos vencedores com Brexit

Andra Timu

2019-04-05T13:16:00

05/04/2019 13h16

(Bloomberg) -- Os únicos países que ganham com a saída antecipada do Reino Unido da União Europeia são os maiores adversários da região, segundo o ministro das Finanças holandês, Wopke Hoekstra.

"Os únicos países beneficiados são a Rússia e a China, e para nós é realmente trágico que a maior potência militar esteja deixando a UE", disse Hoekstra em entrevista nesta sexta-feira, em Bucareste. "Mas é realmente uma tragédia, e é uma má notícia para todos os envolvidos."

O Reino Unido trava uma batalha para encontrar um caminho que possibilite sua saída da UE. A primeira-ministra Theresa May pediu na sexta-feira que a data para deixar o bloco seja adiada até 30 de junho. May começou a negociar com o líder do Partido Trabalhista, Jeremy Corbyn, na tentativa de resolver o impasse depois de seu acordo de retirada ter sido rejeitado três vezes pela Câmara dos Comuns.

Ministros das Finanças da zona do euro reunidos na capital romena disseram que a UE está preparada para uma possível saída do Reino Unido e que estão prontos para restabelecer os controles na fronteira caso não seja possível fechar um acordo.

"Também estamos preparados para um não acordo no campo alfandegário", disse Pierre Moscovici, comissário para Assuntos Econômicos da UE, em conversa com repórteres após a reunião dos ministros das Finanças.

"Estamos prontos para restabelecer os controles, se necessário."

--Com a colaboração de Viktoria Dendrinou, Nikos Chrysoloras, Piotr Skolimowski, Jana Randow e Joao Lima.

Mais Economia