IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Filipinas faz parceria com Facebook para combater fake news

Andreo Calonzo e Ditas Lopez

06/05/2019 07h49

(Bloomberg) — Nas Filipinas - onde o tempo de conexão dos 76 milhões de usuários de internet é o mais longo do mundo -, um pequeno grupo dedica algumas horas do dia para combater as chamadas fake news relacionadas às próximas eleições de meio de mandato.

A Comissão de Eleições formou uma equipe de 10 funcionários do governo para identificar e denunciar posts enganosos ao Facebook, com o qual o grupo de pesquisa tem um acordo para retirar informações falsas rapidamente da rede social. A uma semana das eleições de 13 de maio, o grupo já identificou centenas de posts de notícias falsas - principalmente as que alegam que as cédulas foram adulteradas ou que os resultados das pesquisas são predeterminados.

"O que estamos tentando fazer é institucionalizar esse processo de denúncia de forma que o Facebook não tenha outro recurso a não ser agir", disse o porta-voz da Comissão Eleitoral, James Jimenez, em entrevista. "Notícias falsas podem afetar a forma como as pessoas veem a credibilidade das eleições e o mandato do vencedor."

Com mais eleitores usando as redes sociais, a comissão eleitoral espera que as notícias falsas se espalhem mais rapidamente em comparação com as eleições de 2016, quando o presidente Rodrigo Duterte venceu a disputa. Ainda assim, Jimenez disse que a equipe formada para combater notícias falsas não é suficiente para reprimir a desinformação de forma adequada.

No mês passado, o Facebook removeu 200 páginas e contas falsas. A empresa também fez parcerias com grupos de mídia locais para desmentir posts falsos em sua plataforma.

A gigante das mídias sociais tem adotado medidas para evitar a disseminação de fake news em sua plataforma durante o período eleitoral, particularmente removendo contas falsas e educando os usuários sobre como identificar posts falsos, segundo comunicado da unidade do Facebook em Manila divulgado no sábado. "Investimos pesadamente em pessoas e tecnologia para melhor identificar e remover abusos, especialmente na época de eleições", disse a empresa.

Para contatar o editor responsável por esta notícia: Daniela Milanese, dmilanese@bloomberg.net

Repórteres da matéria original: Andreo Calonzo em Manila, acalonzo1@bloomberg.net;Ditas Lopez em Manila, dlopez55@bloomberg.net