IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Curva de juros dos EUA se inverte pela primeira vez desde março

Alexandra Harris

09/05/2019 12h42

(Bloomberg) -- Uma parte da curva de juros do Tesouro dos EUA se inverteu novamente, possivelmente prenunciando uma recessão econômica.

O rendimento das Treasuries de 10 anos caiu abaixo do rendimento de 3 meses pela primeira vez desde março. Normalmente, o spread é positivo para compensar os investidores pelo risco de inflação, de modo que, quando se torna negativo, pode anunciar uma recessão. Essa inversão da curva de juros há havia ocorrido no início deste ano em março, e durou cerca de uma semana.

A curva entre 3 meses e 10 anos veio se aproximando de zero nesta semana, já que as perspectivas de um acordo comercial entre os EUA e a China diminuíram. As tarifas dos EUA sobre cerca de US$ 200 bilhões em produtos chineses devem aumentar para 25% na sexta-feira.

O rendimento de 10 anos na quinta-feira caiu até 6 pontos-base, para cerca de 2,42%. Os yields dos títulos de três meses chegaram a 2,42%. A curva foi brevemente invertida pela manhã em Nova York, embora a diferença tenha voltado a ser um pouco acima de zero.