Engie e EDP fazem parceria em energia eólica nos EUA e Europa
(Bloomberg) -- Duas líderes do setor de energia na França e Portugal uniram forças para desenvolver parques eólicos em alto-mar nos Estados Unidos e Europa.
A unidade da Engie e a EDP-Energias de Portugal vão fazer parte do grupo das cinco maiores do mercado de energia renovável, atualmente em plena expansão. A parceria também acirra a concorrência com a Orsted, empresa dinamarquesa líder mundial na construção de parques eólicos em alto-mar.
A EDP e a Engie irão combinar seus atuais ativos de energia eólica offshore, bem como projetos ainda em desenvolvimento, somando um total de 1,5 gigawatt em construção e 4 gigawatts em desenvolvimento. A meta das empresas é aumentar essa capacidade para 5 a 7 gigawatts de projetos em operação ou construção e até 10 gigawatts em desenvolvimento avançado até 2025, segundo comunicado divulgado na terça-feira.
As empresas esperam que o projeto entre em operação até o fim do ano. Ainda não chegaram a um acordo sobre o nome da parceria ou o valor de investimento necessário.
A joint venture terá como alvo mercados na Europa, EUA e algumas regiões da Ásia, disseram as empresas.
Engie e EDPR já são parceiras em projetos eólicos offshore em construção no Reino Unido e em desenvolvimento na França. Também desenvolvem projetos-piloto com turbinas eólicas flutuantes na França e em Portugal.
Repórteres da matéria original: Francois de Beaupuy em Paris, fdebeaupuy@bloomberg.net;Jeremy Hodges em Londres, jhodges17@bloomberg.net
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso do UOL.