IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Three Gorges avalia acordo por controle da EDP no Brasil: Fontes

Bloomberg News

04/06/2019 10h40

(Bloomberg) -- A China Three Gorges avalia um acordo para obter o controle dos negócios no Brasil da EDP-Energias de Portugal, disseram pessoas com conhecimento do assunto.

A estatal chinesa considera fazer uma fusão de seus próprios ativos brasileiros com as operações da EDP no país, que são administradas pela EDP-Energias do Brasil, de acordo com as pessoas. A Three Gorges pode buscar uma participação majoritária na empresa combinada, disseram as pessoas, pedindo para não serem identificadas porque a informação não é pública.

As deliberações da companhia chinesa estão em um estágio inicial, e as empresas podem optar por buscar outras opções, segundo as fontes.

As ações da unidade brasileira da EDP subiram 33% neste ano, com valor de mercado de cerca de US$ 3 bilhões.

Em abril, a Three Gorges encerrou sua oferta de aquisição de 9,1 bilhões de euros (US$ 10,2 bilhões) pela EDP, depois que os acionistas portugueses decidiram manter um teto para os direitos de voto. A Three Gorges, que já é a maior acionista da EDP, com uma participação de 23%, disse que continuará sendo um "investidor estratégico de longo prazo".

O investidor ativista Elliott Advisors disse que a oferta da Three Gorges desvalorizou a EDP e pediu que a empresa portuguesa tomasse providências, incluindo a venda de sua unidade brasileira e de alguns negócios de distribuição de eletricidade.

O fundo de hedge sediado em Nova York, administrado pelo bilionário Paul Singer, disse em uma apresentação em fevereiro que a participação de 51% da EDP nos negócios do Brasil poderia alcançar 2,3 bilhões de euros em uma venda.Um porta-voz da Three Gorges, em Pequim, não respondeu a um e-mail e telefonemas em busca de comentários, enquanto um representante da EDP não quis comentar.

--Com a colaboração de Aibing Guo e Joao Lima.

To contact Bloomberg News staff for this story: Dinesh Nair em Londres, dnair5@bloomberg.net;Manuel Baigorri Hong Kong, mbaigorri@bloomberg.net;Steven Yang em Beijing, kyang74@bloomberg.net;Vinicy Chan Hong Kong, vchan91@bloomberg.net