IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Incerteza é "inimiga" do crescimento, diz secretário da OCDE

Ronojoy Mazumdar

07/06/2019 09h55

(Bloomberg) -- As tensões comerciais custaram ao mundo quase 1 ponto percentual em termos de crescimento, segundo Ángel Gurria, secretário-geral da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico.

"Ficou muito ruim", disse Gurria em entrevista na sexta-feira à Bloomberg Television, em Fukuoka, no Japão, fazendo referência à incerteza criada pela guerra comercial. "A incerteza é a inimiga do crescimento."

A perspectiva de crescimento global tem piorado à medida que a guerra comercial EUA-China se intensifica, e o presidente Donald Trump ameaça outros países como o México com tarifas mais altas. No mês passado, a OCDE reduziu sua previsão de expansão global em 2019 para 3,2% em relação à estimativa anterior de 3,9%.

Os bancos centrais de mercados emergentes responderam às ameaças ao crescimento com cortes nas taxas, enquanto o Federal Reserve e o Banco Central Europeu sinalizaram que estão preparados para adotar uma política mais dovish. Ainda assim, podem ter uma capacidade limitada para impedir a desaceleração.

"A questão é quanto armamento ainda possuem, quantas balas, especialmente balas de prata?", disse. "Cada vez menos."