Tyson quer conquistar "flexitarianos" com hambúrguer híbrido
(Bloomberg) -- A Tyson Foods, maior processadora de carne dos Estados Unidos, quer entrar no mercado de proteína vegana, agora popular entre consumidores e investidores.
A gigante do setor tem como objetivo satisfazer as demandas dos chamados flexitarianos, um segmento em rápido crescimento de pessoas que ainda comem carne, mas em menor quantidade, e que estão aumentando o consumo de proteínas vegetais na dieta. A solução da Tyson: um hambúrguer metade de ervilha e metade de Angus.
No que pode ser a maior aposta no mercado de proteínas alternativas em 2019, a Tyson anunciou o lançamento de um hambúrguer híbrido de carne e vegetais e uma série de outros produtos dessa linha este ano em supermercados e restaurantes. O presidente da Tyson, Noel Branco, disse que espera que os produtos possam criar uma "marca de bilhões de dólares" e que a empresa seja líder nesse mercado.
A empresa entra para o clube de empresas que tentam correr atrás do prejuízo e conquistar uma fatia do mercado de substitutos da carne depois do impressionante IPO da Beyond Meat em maio. A Tyson vendeu sua participação na empresa pouco antes da estreia da Beyond Meat na bolsa. As ações da Beyond Meat subiram mais de cinco vezes desde que começaram a ser negociadas.
A Tyson produz cerca de 20% da carne de frango, bovina e suína dos Estados Unidos. Mais de 60% dos consumidores têm aumentado o consumo de proteínas e 75% estão abertos a incluir proteínas tanto à base de carne quanto de vegetais na dieta, segundo Noelle O'Mara, diretora de marketing da Tyson. Em relação às proteínas à base de plantas especificamente, 40% dos consumidores querem aumentar o consumo desses produtos.
"Confirmamos que a proteína alternativa está crescendo e que faz sentido que façamos parte disso", disse O'Mara por telefone.
O hambúrguer híbrido da Tyson deve chegar ao mercado com a marca Raised & Rooted no terceiro trimestre. Outros novos produtos que a empresa planeja oferecer incluem salsichas e almôndegas feitas com uma mistura de frango e vegetais com a marca Aidells Whole Blends. A empresa também vai lançar um nugget "sabor frango" totalmente à base de vegetais, que começa a ser vendido em meados do ano.
--Com a colaboração de Deena Shanker.
Repórteres da matéria original: Lydia Mulvany em Chicago, lmulvany2@bloomberg.net;Leslie Patton em Chicago, lpatton5@bloomberg.net
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