IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Número recorde de candidatos presta exame CFA em todo mundo

Maria Jose Valero

17/06/2019 10h32

(Bloomberg) -- Uma nova safra de analistas financeiros começou a surgir neste fim de semana. Um número recorde de mais de 250 mil candidatos se registrou para fazer o exame Chartered Financial Analyst (CFA) em todo o mundo.

O teste Nível 1, o primeiro de três necessários para obter o certificado, contém 240 perguntas que devem ser respondidas em seis horas sobre diversos tópicos como investimentos em ações, psicologia de mercado, renda fixa e derivativos. No ano passado, menos da metade dos candidatos passou na primeira fase, de acordo com o Instituto CFA, com sede em Charlottesville, no estado de Virgínia.

Conseguir o certificado "é um processo muito rigoroso, com menos de um em cada cinco candidatos que o completam com sucesso", disse em comunicado Paul Smith, presidente do instituto.

Em 2018, 156.752 candidatos fizeram o teste Nível 1, um aumento de 19% em relação ao ano anterior, impulsionado pelo crescimento na região Ásia-Pacífico. Mais de 23.000 prestaram o exame em dezembro na China continental, quase o dobro do total nos Estados Unidos.

Qualquer pessoa pode fazer uma simulação do exame no site do instituto.

Para os candidatos que prestam o exame para valer, as perguntas de renda fixa e derivativos são as mais difíceis, disse Alex King, diretor do CFA, em entrevista ao Business Insider.