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Salários estratosféricos de atletas atraem grandes bancos

Doug Alexander

21/06/2019 15h21

(Bloomberg) -- John-Michael Liles conhece as tentações que podem acompanhar um lucrativo contrato da NHL, a liga de hóquei dos Estados Unidos e Canadá. Sua tentação veio na forma de um Chevy Camaro, modelo 1969.

Quando o jogador da defensa aposentado era um novato em 2003, ficou impressionado com um carro de um colega de equipe do Colorado Avalanche. Liles jurou que, se conseguisse um grande contrato na NHL, teria um carro como aquele Camaro. Cinco anos depois, o jogador de Indiana assinou um contrato de quatro anos com o Avalanche - e então decidiu torrar US$ 100 mil em um conversível amarelo com faixas pretas de corrida.

"Provavelmente gastei mais dinheiro com isso do que realmente deveria", disse Liles, de 38 anos, em entrevista por telefone de sua casa em Vail, Colorado. "Era um ótimo carro que eu amava, mas alguma hora tinha de virar adulto. Tenho dois filhos e o carro não é exatamente um modelo para crianças."

Para ajudá-lo a evitar tentações semelhantes e proteger o patrimônio acumulado em 14 anos na NHL, Liles disse que buscou conselhos do Royal Bank of Canada.

O banco foi mais rápido do que a maioria em ter como alvo especificamente jogadores de hóquei como clientes e acredita que pode replicar esse sucesso com outros atletas. Com o Toronto Raptors, equipe da cidade onde fica sua sede, comemorando o campeonato depois de 26 anos sem títulos do Canadá em um dos esportes mais importantes da América do Norte, o Royal Bank vê uma oportunidade.

No entanto, a instituição canadense enfrenta forte concorrência de grandes bancos que também tentam aproveitar a onda de grandes salários em esportes profissionais. O Morgan Stanley criou a divisão Global Sports & Entertainment cerca de cinco anos atrás e agora tem 132 diretores e associados no grupo. O Goldman Sachs Group adotou estratégia semelhante em julho passado ao montar a unidade Sports and Entertainment Solutions em sua divisão de gestão de fortunas.

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