IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Deserto de Nevada terá megaprojeto de energia solar com bateria

Brian Eckhouse

25/06/2019 13h04

(Bloomberg) -- O estado de Nevada pode ter em quatro anos uma das maiores fazendas de energia solar dos Estados Unidos equipadas com baterias.

A 8minute Solar Energy planeja um enorme painel solar de 475 megawatts com um sistema de armazenamento com baterias de lítio de 540 megawatts-hora ao norte de Las Vegas, segundo comunicado enviado por e-mail. A incorporadora da Califórnia diz que será o maior projeto de energia solar com armazenamento já construído no estado.

Empresas de energia limpa competem para desenvolver projetos solares com baterias capazes de fornecer energia às redes após o pôr do sol. O principal impulso para esses projetos é que cada vez mais estados - como Nevada - se comprometem a eliminar os combustíveis fósseis de suas matrizes energéticas nas próximas décadas, mas precisarão mais do que as fontes intermitentes de energia solar e eólica para cumprir a meta. A energia solar complementada por armazenamento de energia pode ajudar.

Outro fator favorável é que os preços das baterias caíram muito. Além disso, em alguns casos, é mais barato construir um projeto solar com baterias do que uma nova usina a gás, inclusive em áreas do sudoeste dos EUA.

O projeto Southern Bighorn Solar & Storage Center da 8minute deve começar a ser construído em 2022 e entrar em operação no ano seguinte, caso receba aprovação da Comissão de Concessionárias Públicas de Nevada. Seria o quarto projeto solar desenvolvido na Reserva Indígena do Rio Moapa.